Entre os mais importantes estudos e debates realizados na edição deste
ano do Fórum Econômico Mundial, chamou a atenção uma pesquisa que teve como
objetivo oferecer às organizações subsídios para ajudá-las a desenvolver e
ampliar a liderança responsável.
Com base em abordagens feitas juntos a cinco mil indivíduos, incluindo
membros das comunidades Young Global Leaders e Global Shapers, além de
diretores executivos e outros líderes de negócios, funcionários, consumidores e
outros grupos de partes interessadas, os responsáveis chegaram à conclusão de
que existem cinco qualidades que as equipes de liderança precisarão desenvolver
para consolidar uma atitude responsável na próxima década.
Esses elementos seriam basicamente:
1. Inclusão das
partes interessadas: Atitude que se refere à capacidade de se colocar
no lugar das partes interessadas e fazer a organização responder a elas
2. Emoção e
intuição: Habilidade de criar nas pessoas a vontade instintiva e autêntica de
levar todo o eu a trabalhar e incentivar isso nos outros, liberando o poder da
criatividade e da imaginação
3. Missão e
Propósito: Confiança para criar e inspirar uma visão compartilhada de longo
prazo para a organização e seus stakeholders
4. Tecnologia
e inovação: Paixão por inovar e aprender usando novas tecnologias para liberar
valor organizacional e social
5. Intelecto e
conhecimento: Apetite voraz de aprender continuamente
e tomar decisões com base em fatos, dados e análises objetivas
Uma das conclusões do documento elaborado com a participação da
Accenture, afirma que as organizações que estão desenvolvendo ambientes
baseados nestes elementos conseguem se reforçar com confiança, inovação e forte
desempenho organizacional. Enquanto isso, aquelas que não o fazem estão
correndo um grande risco de serem deixadas para trás.
Diante deste quadro muitos líderes se desesperam ao pensar no que
deveria ser feito para buscar este tipo de desenvolvimento o mais rápido possível.
E neste sentido, a resposta que parece mais óbvia é investir na melhoria da
capacidade de comunicação dos executivos.
Afinal, como seria possível transformar em ações práticas do dia-a-dia
os comportamentos exigidos nestes cinco elementos sem contar com um nível de
comunicação inspiradora? Ninguém consegue se engajar em nenhum propósito após
lutar contra o sono para assistir a um desfile de slides que não precisariam
ter existido.
Para alcançar o sucesso com base nestes cinco elementos é necessária a
qualidade da persuasão, mas ela é uma competência complexa. Não se trata apenas
de apresentar os fatos em PPTs divertidos e moderninhos. Convencer é plantar
uma semente na mente de um interlocutor que vai precisar de tempo para
germinar. É preciso adequar a linguagem ao público, buscar objetividade, ter
clareza de propósito, uma postura convincente, um tom de voz firme, estratégia
de roteiro, controle emocional e muito mais. Sem o desenvolvimento consciente e
contínuo dessas habilidades, a chance de sucesso é ínfima.
A atenção das pessoas é disputada a cada segundo; a capacidade de manter
o interesse nos assuntos fica cada vez menor. Se as empresas querem mesmo
desenvolver lideranças responsáveis e adaptadas a estes cinco elementos, elas
precisam urgentemente considerar a necessidade de investimento na melhoria da
qualidade da comunicação.
Desenvolver isso internamente, claro, leva tempo. Por isso, contar com
um profissional especializado em comunicação interpessoal, é uma alternativa
que muitas empresas vêm buscando. O coach de palco, que prepara pessoas para
fazerem apresentações fantásticas, pode executar em dias uma capacitação que
sozinho o colaborador levaria meses ou até anos para fazer.
Parece moda. Parece luxo. Mas pelo que diz o Fórum Econômico Mundial,
também parece fundamental.
André Arcas é coach de palco - consultor especializado em técnicas de
apresentação - da Arcas Treinamentos. Estudou direito pela USP, negociação em
Harvard, Empreendedorismo e Inovação pelo programa Stanford Ignite e
Storytelling pela IDEO, além de ser practitioner em PNL (Programação
Neuro-Linguística) pela SBPNL. André já realizou vários treinamentos sobre como
falar em público e treinou desde palestrantes do TEDxSãoPaulo até executivos de
grandes empresas.
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