Em parceria com a francesa Donecle, empresa aumenta
eficiência em 70% e obtém níveis superiores de qualidade com a nova técnica de
inspeção
Modelos Airbus operados pela LATAM já estão sendo
inspecionados em fase de testes em seu Centro de Manutenção em São Carlos (MRO)
A LATAM Airlines é a primeira companhia da América
Latina a utilizar um drone para inspeção de aeronaves. O dispositivo já está
sendo utilizado em fase de testes no Centro de Manutenção em São Carlos (MRO),
no Brasil, para inspeção visual dos aviões da família Airbus A320, que passam
por check C na localidade. A iniciativa é resultado da parceria da LATAM com a
Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento, firmada em agosto de
2019.
O
objetivo da LATAM com o projeto é otimizar um dos processos de inspeção de suas
aeronaves em mais de 70%. Atualmente, as inspeções visuais tradicionais
realizadas por técnicos especializados demandam mais de 10h para serem
finalizadas. Com o uso do drone o ganho é substancial, diminuindo o tempo de
checagem externa dos modelos para média de 3h. Assim que o novo método for aprovado
pela fabricante das aeronaves e pela autoridade europeia de aviação, a LATAM
buscará expandi-lo para as operações de todo o Grupo.
“Este
é um projeto que reforça nosso pioneirismo na América Latina para a
implementação de um novo método de inspeção em aeronaves. É um privilégio
termos a oportunidade de testar essa tecnologia avançada que já tem nos
auxiliado no ganho de eficiência e elevado ainda mais nossos padrões de
Qualidade e Segurança” afirma Alexandre
Peronti, diretor de manutenção da LATAM Airlines Brasil.
Tecnologia de inspeção
Apesar
de estar sempre sob a supervisão de um profissional da companhia, o drone
inspeciona de forma autônoma o exterior das aeronaves, utilizando uma
tecnologia por laser. O processo considera todas as áreas dos aviões e registra
imagens em alta resolução a cada segundo. Essas fotos são encaminhadas
automaticamente para um software específico do drone, que identifica eventuais danos
nas aeronaves. Posteriormente, esses possíveis problemas são examinados em
detalhes pelo técnico responsável para que decida o melhor procedimento para
reparo.
Desde o início da parceria com a Donecle, a LATAM
já inspecionou no MRO 17 aeronaves, todas com média de 2,5 horas para
finalização da checagem por meio do drone, análise e relatório. “Mesmo
ainda em fase de testes, já percebemos uma grande evolução nas inspeções que
fazemos em nosso Centro de Manutenção e queremos expandir esse novo método para
as operações de todo o Grupo”, finaliza Peronti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário