Oncoclínicas e SBU se unem no combate ao
câncer de próstata, segundo mais comum entre os homens
Com o mote "São só sete segundos", a ação
do Instituto Oncoclínicas em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia
(SBU) para promover o Novembro Azul traz o jornalista e comunicador Marcelo Tas
como porta-voz de um vídeo educativo com o objetivo de estimular a população
masculina a realizar o exame clínico de toque retal, principal ferramenta
clínica de avaliação da próstata. A ação também incentiva o acompanhamento
contínuo da saúde com outros testes complementares e atenção a quaisquer sinais
de alerta que indiquem possibilidade da doença.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre o câncer de próstata
revelam um quadro preocupante: até o final do ano estima-se que o biênio
2018-2019 terá 68.220 novos casos da doença. Tal número corresponde a sete
casos a cada hora, somando 31,7% dos diagnósticos de todos os tipos da doença
registrados no país, fazendo deste o mais incidente entre os homens depois do
carcinoma de pele não-melanoma. No âmbito mundial, a tendência é igualmente
inquietante, sendo este responsável por 4% das mortes somados todos os tipos de
tumores segundo a GLOBOCAN 2018.
Um dos principais obstáculos na prevenção e detecção desse tumor, e
outros que afetam apenas a população do gênero masculino, é exatamente a falta
de informação. Uma pesquisa realizada em 2017 pela Sociedade Brasileira de
Urologia (SBU), encomendada pelo Datafolha, indicou que 21% do público
masculino acreditam que o exame de toque retal "não é coisa de
homem". Considerando aqueles com mais de 60 anos (grupo de
risco), 38% disseram não achar o procedimento relevante. Outro dado do IBGE
mostrou que aproximadamente 5,7 milhões de homens de 50 anos ou mais realizaram
exame físico ou de toque retal nos 12 meses anteriores à pesquisa, equivalendo
a apenas 25% dessa faixa de idade.
Por isso, a importância de campanhas informativas como a promovida pelo
Instituto Oncoclínicas - iniciativa do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas para
promoção à saúde, educação médica continuada e pesquisa -, em parceria com a
SBU para desmistificar o exame de toque retal. A ação lançada neste mês de
Novembro é protagonizada pelo apresentador, ator, roteirista, diretor e
escritor Marcelo Tas e tem como foco central a difusão de conhecimento por meio
das mídias sociais.
“Precisamos esclarecer à sociedade em geral que o exame de toque retal,
essencial para a prevenção e detecção do câncer de próstata em estágios
iniciais, não precisa ser um tabu. O teste dura em média sete segundos, é
simples, não causa dores ou complicações após sua realização e, acima de tudo,
é essencial para uma vida saudável”, explica Bruno Ferrari, presidente do
Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas e um dos idealizadores da
campanha.
Universalização dos sintomas e fatores de risco como medidas preventivas
O oncologista Dr. Carlos de Andrade, diretor da Oncoclínicas Rio de
Janeiro, ressalta que disseminar para toda a população sintomas, formas
de prevenção e fatores de risco pode fazer a diferença na redução do número de
novos casos.
“Sinais como sangue na urina, sensação de bexiga não completamente vazia
e dificuldade de urinar são os mais comuns e apontam para a presença de tumores
na próstata. Por isso, todos os homens, principalmente os acima de 40 anos,
devem conhecer esses sintomas. Também é essencial saber que a qualidade de
vida, o que inclui uma dieta saudável, prática de exercícios regulares e
manutenção do peso corporal, é uma poderosa arma de prevenção do câncer”,
diz Andrade.
Confira o vídeo da Campanha:
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