sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Como utilizar o podcast em sala de aula?


Ferramenta contribui para o protagonismo do aluno e estimula interesse pela aprendizagem


Um dos desafios dos educadores é sempre pensar em novas maneiras de estimular o interesse dos alunos pela aprendizagem. E como estão imersos em um ambiente tecnológico, por que não utilizar ferramentas modernas e inovadoras para despertar a atenção deles?

O podcast, por exemplo, é uma dessas ferramentas que entra no exercício dos Gêneros Digitais, citado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo o professor e autor do Sistema Anglo de Ensino, Henrique Braga, os programas de áudio estimulam o interesse do aluno pela busca do conhecimento.

“O que gera o envolvimento é o estudante estar no centro da própria aprendizagem, aquilo que chamamos de metodologias ativas; com o podcast, o aluno não aprende somente a produzir um material multimídia, mas também entende conceitos éticos de risco, exposição e filtro de conteúdo na internet, além de explorar um leque de temas que saiam da zona de conforto, ligando com assuntos das disciplinas obrigatórias”, afirma.

Segundo o autor do Anglo, uma proposta de atividade válida para fazer em sala é dividir os alunos em grupos em que cada um possa desenvolver um podcast. “Em Língua Portuguesa, por exemplo, podemos trabalhar a oralidade em forma de podcast, fazendo com que os alunos analisem uma obra literária, um conto ou um contexto de atualidades em um programa de áudio roteirizado”, explica Braga.

É importante, porém, entender que nem sempre o que dá certo em uma turma, dará em todas. Novas abordagens sempre precisam ser testadas de acordo com o perfil das salas de aula. O importante é entender que o formato de aula onde o professor é detentor do conhecimento e transmite isso aos estudantes já não tem mais o mesmo impacto que anos atrás. Por isso, é necessário fazer do aluno também o protagonista do seu próprio aprendizado. “O professor precisa trabalhar em conjunto com o aluno e propor atividades com recursos multimídia pode ser uma boa maneira de estreitar essa relação”, conclui Henrique Braga.





Sistema Anglo de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário