terça-feira, 29 de outubro de 2019

Técnica de Embolização da Próstata está entre os três finalistas do principal prêmio de inovação médica no Brasil


A hiperplasia prostática é uma doença benigna que afeta cerca de 50% dos homens após os 50 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia

A Técnica de Embolização da Próstata, criada pelo Dr. Francisco Carnevale e equipe da Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa (CRIEP) no Hospital das Clínicas da USP, está entre os três finalistas do 2º Prêmio ABRIL & DASA de Inovação Médica na categoria Inovação e Tratamento.
O Prêmio é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria da Revista Saúde, que visa reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica, assistencial e que são capazes de mudar a vida e a saúde das pessoas. A cerimônia de premiação, será em São Paulo no dia 08/11, a partir das 19h.


Técnica 100% brasileira para sanar o aumento da próstata

A hiperplasia benigna da próstata, caracterizada pelo crescimento dessa glândula, acomete metade dos homens com idade entre 50 e 60 anos e pode trazer consequências que vão de jato urinário fraco a infecções e até perda de função dos rins. Os principais tratamentos se baseiam em medicamentos e cirurgias, que não estão isentos de efeitos adversos, entre eles sangramentos, disfunção erétil e incontinência urinária.
Uma técnica pioneira idealizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), a embolização das artérias da próstata (EAP), constitui uma opção segura e eficaz para o manejo do problema. O procedimento consiste num cateter inserido numa artéria da virilha, que, ao chegar à próstata, injeta micropartículas para entupir alguns vasos sanguíneos – o que provoca uma redução do tamanho da glândula.
Os resultados de dez anos de uso da embolização, recentemente consolidados, atestam o êxito do método. A operação, minimamente invasiva, feita sob anestesia local e sem a necessidade de internação, foi executada em centenas de pacientes e vem ganhando aval no Brasil e no mundo inteiro. Tanto que foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, incluída nas diretrizes do National Institute for Health and Care Excellence, do Reino Unido, e aprovada nos Estados Unidos.



Francisco Cesar Carnevale, Airton Mota Moreira, André Moreira de Assis, Alberto Azoubel Antunes e Miguel Srougi

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)

CRIEP - Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa - centro médico e de pesquisas que é referência nacional e internacional nas áreas de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, especialidades voltadas ao tratamento minimamente invasivo de doenças com o auxílio de métodos de imagem. Desde 1997, por meio de uma equipe de médicos da Universidade de São Paulo (USP) formada pelo Prof. Dr. Francisco Cesar Carnevale, Dr. Airton Mota Moreira e Dr. André Moreira de Assis, o CRIEP oferece, aos pacientes, uma série de tratamentos por meio de técnicas e equipamentos tecnológicos mais avançados. Site: http://www.criep.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário