sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Como o limpar corretamente os cômodos mais sujos da casa


 Banheiro e cozinha disputam a liderança no ranking de germes e bactérias


Quando pensamos no lugar mais sujo da casa, geralmente, o banheiro vem à cabeça, não é? Mas, nem sempre esse pensamento está correto, pois a cozinha não fica muito atrás no quesito contaminação.  Uma pesquisa realizada pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS) em parceria com a Universidade de Barcelona revelou que o banheiro é o cômodo com mais germes dentro de uma residência, mas que também é o local que é limpo com uma maior freqüência. Por conseqüência disso, outros cômodos acabam ficando ‘esquecidos’ e tornando-se grandes acumuladores de sujeira, bactérias e outros microorganismos, que é o caso da cozinha.

Esponjas e panos de louça acumulam muitos germes, as pessoas não tem o costume de lavar esses utensílios diariamente, sendo assim, ficam o dia todo molhados, causando uma enorme proliferação de bactérias e germes. Tábua de corte e colheres de madeira também costumam armazenar uma grande quantidade de microorganismos, que podem até causar infecções intestinais.
Com a ajuda de diretora da Limpezas Amelia, Luara Milaina, separamos algumas dicas para deixar a casa limpa de verdade.


Banheiro

Para limpeza desse cômodo, o ideal seria realizá-la diariamente, mas sabemos que com a rotina de hoje em dia essa tarefa é praticamente impossível. (Não se culpe!)

*Vaso sanitário: Uma mistura simples, mas que tem um efeito poderoso é sabão em pó e água. Com a ajuda de uma escova de limpeza é só limpar bem todas as bordas, tampas e assento e dar uma descarga para finalizar. Depois é só jogar desinfetante ou água sanitária no vaso, pois eles tem uma concentração química mais forte e ajudam a matar os germes e bactérias, esperar uns 20 minutos e dar descarga normalmente.  

*Toalhas de rosto e corpo: O indicado é que a troca da toalha de rosto seja feita diariamente a de corpo a cada 2 dias. Quem puder colocá-las para secar ao ar livre pós banho também ajuda a mantê-las secas e longe dos germes, pois, a umidade é que contribui para a proliferação.

*Box: É o local que mais se acumula gordura e mais fica manchado. Por isso, esfregar o Box com detergente é uma boa opção, deixar agir por uns minutos e enxaguar. Para manchas mais difíceis, uma misturinha de bicarbonato com água pode ajudar, o ideal é deixar agir por 10 minutos e enxaguar.


Cozinha

*Esponja: Segundo especialistas, os germes e bactérias podem ficar até 2 semanas em uma esponja úmida. Por isso, o ideal é trocar a cada 10 dias e todos os dias quando a última louça for lavada deixe a esponja de molho por 5 minutos em uma misturinha de ½ colher de água sanitária para 1 copo de água aproximadamente, esprema todo o líquido e coloque por 1 minuto no microondas.

*Ralo da pia: O ideal é jogar todos os dias 1L de água+ 1 colher de água sanitária.

*Tábuas e colheres de madeira: Depois de higienizadas é só deixar 10 minutos no forno para secar.

* Panos de louça: Precisam ser trocados todos os dias

Não é tarefa fácil cuidar de todos esses detalhes, é normal não dar conta de tudo. Para isso, contar com um serviço especializado pode ajudar a manter a casa sempre limpa dos germes e bactérias. Terceirizar o serviço de diaristas tem suas vantagens, pois, o agendamento depende da necessidade do cliente, podendo ser várias vezes por semana, semanal, quinzenal ou mensal. As diárias da Limpezas Amelia duram 8h, ou seja, dá para limpar todos os cantinhos da casa.




Facebook: @limpezasameliaoficial
Instagram: @limpezasamelia


Nenhum comentário:

Postar um comentário