Pesquisa aponta que as compras on-line devem se igualar
às feitas em lojas físicas
Um
levantamento realizado pelo Google Brasil mostra o equilíbrio entre os
mundos on-line e off-line durante a Black Friday e aponta que pela primeira vez
as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às realizadas pela
internet. No mercado brasileiro o número de pessoas que compram em ambos os
mundos, físico e virtual, os chamados consumidores “omnichannel”, chegará a 25% em 2019.
No ano passado, esse perfil era de apenas 7% do total de compradores.
Segundo
o coordenador dos cursos de Marketing e Marketing Digital do Centro
Universitário Internacional Uninter, Achiles Júnior, as empresas poderão
explorar todas as possibilidades de interação. Essa tendência é uma evolução do
conceito conhecido como multicanal, que tem seus esforços na experiência de
compra do consumidor nos diversos canais existentes de uma
determinada marca.
O
fato é inédito e importante, pois desde que surgiu no Brasil, em 2010, a “sexta-feira
negra” tem foco, esforços e resultados voltados às vendas on-line.
“Diferentemente
do que ocorre no nosso país, o objetivo real da Black Friday era limpar estoque
nas lojas físicas americanas, ação funcional e direcionada para abrir espaço
físico nas gôndolas e prateleiras nos estabelecimentos para a chegada dos
produtos voltados à época de Natal”, explica o professor.
A
promoção criada pelos norte-americanos ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação
de Graças, importante data do varejo nos Estados Unidos. Aqui é realizada no
dia 29 de novembro.
O
evento é a segunda principal data para o varejo nacional, fica atrás apenas do
Natal. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais
de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 350. As categorias mais
buscadas são: informática, celulares, produtos eletrônicos, moda, acessórios e
casa e decoração.
Grupo Uninter
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