A primeira infância é crucial para o
desenvolvimento de uma pessoa, por isso é importante ter em mente o que esse
momento significa. É nesse período que a criança começa a registrar e a desenvolver
diversas perspectivas da vida, como comportamento social, estrutura emocional,
desenvolvimento cognitivo e até mesmo aspectos físicos.
Isso acontece porque o cérebro de uma criança na primeira infância está passando por mudanças constantes. Tudo o que ela vivência pode ter um impacto que será consolidado em sua vida adulta. Esse é o momento no qual o cérebro se expande e trabalha para enraizar conhecimentos, os quais terão um papel decisivo no adulto que a criança virá a ser.
“Tendo isso em mente, fica claro, por
exemplo, a importância de inserir a criança em um ambiente favorável de
aprendizagem. Os benefícios dos livros, ilustrações, palavras, canções
educativas logo nos primeiros anos de vida são relevantes e os ensinamentos
absorvidos nessa fase da vida serão levados para vida adulta”, diz a pedagoga
Ingrid Goes Lobato Franco, pós-graduada em gestão de pessoas e que há mais de
10 anos atua na elaboração do material didático de Língua Pátria do Kumon.
Todos nós construímos nossos pensamentos com
base na linguagem. Isso significa que quanto mais desenvolvida a linguagem de
uma pessoa é, mais complexo e amplo será seu raciocínio, o que impactará muitos
aspectos de sua vida.
O raciocínio se desenvolve continuamente por meio
da leitura. Por meio dela, as crianças ganham a oportunidade de aprender a
linguagem, aumentar o vocabulário e expandir seus conhecimentos e imaginação. A
criança que cresce com o hábito de ler raciocina com facilidade sobre temas
diversos, toma decisões, emite opiniões e soluciona conflitos.
Quando o estímulo de ler histórias é um
hábito na vida da criança, ela naturalmente adquire gosto pelos livros, anseia
por lê-los e consegue imaginar a história em sua mente. “É muito importante,
portanto, oferecer algo que seja do seu interesse e curiosidade desde sempre,
pois a criança que está na primeira infância se dedica aos seus interesses de
forma surpreendente e é preciso aproveitar isso”, comenta Ingrid.
A criança descobre inicialmente o livro como
um objeto, e a partir daí as palavras e as imagens começam a ser descobertas. É
nesse momento que começa a construção do leitor que ainda não aprendeu a ler.
Por isso, é o momento ideal para apresentar livros cheios de ilustrações
divertidas e propostas diferentes, para nutrir o imaginário e a curiosidade da
criança e incentivá-la a manusear e folhear o livro. Durante essa etapa, é
muito importante para a criança ouvir leituras de histórias com frequência,
pois será o momento de encantamento com o livro.
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