quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Dia do cliente: fortaleça o vínculo entre o cliente e seu negócio


Divulgação
Especialista dá dicas de como fidelizar o cliente


Se a existência de todos os produtos e serviços, bem como de todas as empresas e profissões do mundo dependem do CLIENTE, nada mais justo que uma data especial para homenagear esta figura.

No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente no Brasil. Muitas pessoas confundem essa data com o dia do consumidor, mas é importante ressaltar que são datas diferentes. O dia mundial do consumidor é comemorado em 15 de março e se caracteriza pela defesa dos direitos do consumidor, enquanto o dia do cliente nasceu de uma proposta com caráter promocional: A data surgiu no Rio Grande do Sul com objetivo de fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores e movimentar as vendas em setembro, mês que normalmente gera menos consumo no comércio.

Enquanto algumas datas atingem públicos específicos, o dia do cliente atinge a todos, sem exceção, pois todas as pessoas são clientes de alguém assim como dependem de clientes para sobreviver. De acordo com a gestora de relacionamento humano, Rita Carvalho, a data pode e deve ser trabalhada pelas empresas de forma positiva. “O cliente é quem faz o negócio acontecer e crescer; logo, partindo deste princípio, o ideal é ivenstir naquilo que aproxime o consumidor do seu negócio”, comenta.

Em relação àquela perguntinha polêmica, que gera muita confusão no dia a dia, Rita carvalho explica: O cliente tem sempre razão? DEPENDE. O consumidor tem razão até que você mostre para ele as reais condições e regras de seu negócio. “A relação com o consumidor é uma relação interpessoal como as demais; portanto, se não há diálogo e respeito entre as partes, haverá uma ‘guerra de egos’ e no final ninguém terá razão. A melhor maneira de manter o equilíbrio diante de pontos de vistas diferentes é a neutralidade emocional. Ouvir, respeitar, aceitar, mas não necessariamente concordar, além de demostrar as regras com sutileza e clareza”, diz.

A empresária e micropigmentadora estética Natália Nascimento, dona da clínica de estética que leva seu nome, revela que tem como maior preocupação a satisfação do cliente. “Entendo que se um cliente sai insatisfeito do meu estabelicimento, as chances de perder novos clientes e até mesmo clientes antigos são altas. A informação passada boca a boca ainda tem um alcance muito grande, então trabalho com afinco junto da minha equipe para alcançar os melhores resultados sempre e garantir nosso feedback positivo”, conta. Para este dia dia do cliente, a clínica Natália Nasciemto Estética pensou em alguma ações que irão ocorrer durante todo o mês de setembro.

De acordo com Rita, para ter sucesso nessa aproximação, é necessário conhecer quem é o seu cliente. “Surpreendo-o, lembre-o de como ele é importante. Mas não somente em uma data especifica. Fazer isto continuamente ajuda na construção de um bom relacionamento além de fidelizar o cliente, que “vestirá” a camisa de sua marca, produto ou serviço, por reconhecer que sua empresa se preocupa com o cliente”, garante a especialista.

Rita Carvalho passa 10 dicas simples que fazem parte de um bom plano de Marketing e que trazem o cliente para perto:
  • Respeite os direitos do consumidor;
  • Escute o seu cliente;
  • Mantenha canais de comunicação eficazes;
  • Crie interação com o seu cliente e interaja com ele frequentemente;
  • Ajude-o a tomar a melhor decisão de compra;
  • Ofereça benefícios e vantagens para que ele seja um cliente fidedigno;
  • Mostre para o cliente que seu negócio apoia causas sociais e sustentabilidade;
  • Deixe claro para o cliente as políticas de sua empresa;
  • Mantenha-se presente na mente do cliente, lembrando-o de sua importância;
  • Ofereça o melhor sempre, seja no atendimento, nos produtos ou serviços.


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