Crédito: Envato Elements |
Pensar
no bem-estar dos funcionários deve ser prioridade para um líder de sucesso
atualmente; a especialista em desenvolvimento humano e autora do best-seller “O
Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” Susanne Anjos Andrade, lista dicas que podem ajudar as
empresas a terem um modelo de gestão humanizada
Já passou a época em que
uma pessoa que ocupava um cargo mais alto em uma determinada empresa tratava o
funcionário com superioridade. Hoje, os “chefes” que seguem um modelo de gestão
antigo e “engessado” estão com os dias contados. Um mapeamento com 1.115
empresas no país, realizado pela USP de São Carlos junto com o Instituto
Capitalismo Consciente, mostra que corporações que investem no bem-estar dos
colaboradores criam um vínculo maior com os funcionários e clientes. Mas, para
aqueles que ainda não se humanizaram, qual a melhor forma de mudar o sistema de
gestão?
Em seu best-seller “O
Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, a especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade apresenta formas de engajar os funcionários, fazendo com que eles se
sintam felizes com o que fazem, e valorizados dentro da empresa. “Um líder
precisa ter tato para lidar com os colegas de trabalho, mesmo que liderados por
ele, e se colocar no mesmo “patamar” dele, ser “gente como a gente”. Assim, ele
criará uma equipe colaborativa, onde cada um tem suas qualidades que contribui
para todos juntos chegarem a um resultado de excelência”, explica.
Abaixo, a especialista
lista algumas medidas humanas que podem ser inseridas em uma gestão humanizada:
1. Crie proximidade com
os colaboradores
Uma das principais
características da gestão por conflito - aquela em que o chefe “manda” e o
funcionário “obedece” - é essa barreira imposta entre o líder e o colaborador.
No modelo de gestão mais humanizado, com menos hierarquia, isso está com os
dias contados, pois uma relação de proximidade e respeito pode e deve ser
construída por ambos, líderes e liderados.
“Uma das dicas é que o
líder saia para almoçar com a equipe, promova um happy hour, com o intuito de
gerar interação que não seja unicamente sobre trabalho”, explica a
especialista.
2. Dê espaço para que os
funcionários assumam o protagonismo
Outra coisa que já está
caindo em desuso são os líderes que acham que têm razão o tempo todo, pelo
simples fato de estarem em um cargo mais alto. Hoje, os profissionais jovens já
apresentam as “soft skills” - habilidades não técnicas - muito mais afloradas e
estão aptos a opinar, solucionar problemas no dia a dia.
“É necessário um um
líder que saiba ouvir as estratégias e opiniões de seus funcionários. Dessa
forma, haverá mais confiança no trabalho de ambos, podendo elevar ainda mais o
sucesso da empresa”, defende.
3. Inove nos benefícios
Junto com esse sistema
de humanização dentro das empresas, surgem também os benefícios para os
funcionários se sentirem mais felizes. Entre eles estão: o home office pelo
menos uma vez na semana, espaço de lazer para depois do expediente, “day off”
no dia do aniversário, levar os pets para o trabalho em datas específicas, o
chamado “casual day” (não precisar usar roupa social), entre outras medidas.
“É importante lembrar
que adotando essas e outras medidas, todos os membros da equipe se sentirão
mais acolhidos, os resultados aparecerão naturalmente e as horas de trabalho
não se tornarão maçantes. Além disso, os dois propósitos - tanto o pessoal
quando o da empresa - terão mais chances de estarem alinhados, para que ambos
alcancem o sucesso”, finaliza.
Susanne Anjos
Andrade - Autora dos best-sellers "O Poder
da Simplicidade no Mundo Ágil", recém-lançado pela Editora Gente, e
"O Segredo do Sucesso é Ser Humano", e do livro digital "A Magia
da Simplicidade". É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela
Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)
em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança. Também é sócia-diretora da
A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo
Ágil Comportamental", e parceira da Associação Brasileira de Recursos
Humanos (ABRH-SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário