quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Onde foi parar a nota fiscal?


Documento é fundamental para diversos serviços, como acionamento de garantia e troca de produtos


Protagonista em assuntos que estão diretamente ligados à vida do cidadão brasileiro, o IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação desenvolveu o Citizen, primeiro aplicativo do país que revela ao usuário o valor dos tributos embutidos em cada compra. Mas não é só isso! Muito mais do que saber quanto está pagando em tributos, o Citizen serve como aliado do consumidor na hora de armazenar as suas notas fiscais para eventuais trocas de produtos e até mesmo para acionamento de seguros de eletrônicos e encaminhamentos de itens para a assistência técnica.

“Muitas vezes, o consumidor acaba descartando a nota fiscal porque acha que não vai precisar dela, é muito acúmulo de papel, no entanto ela é um documento importante, que serve para diversas situações, por isso incluímos a funcionalidade de armazenamento da nota fiscal no Citizen, para que o consumidor possa levar seu produto à assistência técnica ou acionar seguro de um aparelho de telefone celular em caso de roubo, por exemplo”, afirma o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

Quem nunca adquiriu um produto e logo que chegou em casa se deparou com um defeito e, para piorar, jogou fora a nota fiscal, que atire a primeira pedra.

As notas armazenadas no Citizen servem também para a troca de produtos cujo defeito não foi observado na hora da compra. Muitas vezes o consumidor não repara no defeito porque o problema não é aparente; quando solicita a substituição, se depara com outro problema: a nota fiscal foi descartada e ele perdeu o direito à troca”, diz Olenike.

De interface simples, ao fazer a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, o cidadão consegue separar por categorias os itens adquiridos e, ao longo do tempo de uso, o aplicativo delineia o seu perfil consumidor e a sua inflação pessoal. Por meio do Citizen, que disponibiliza gráficos de leitura simples e intuitiva, é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

Disponível nas plataformas Android e iOS, diferente de outros aplicativos, o Citizen não coleta informações pessoais, como CPF e nem mesmo endereço ou renda. Outra facilidade do Citizen é que, independente da maneira utilizada para pagar as suas compras (dinheiro, crédito, débito, vale refeição ou alimentação), apenas a nota fiscal é necessária para alimentar o seu aplicativo, sem precisar ficar monitorando diversas ferramentas de controle de gastos.




Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT
http://www.ibpt.org.br - telefone (41) 2117-7300
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário