quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Novartis promove campanha para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla



  • No Agosto Laranja, farmacêutica promove a campanha “Diagnóstico na hora certa: os sinais da Esclerose Múltipla não têm hora para aparecer. Descubra como identificá-los”;
·         Dentre as ações, estão a parceria com o sistema Bike Sampa para a utilização das bicicletas laranjas e ativação no Shopping Center 3;

·         De difícil diagnóstico, a doença neurológica, crônica e autoimune, atinge 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo1.

Visão turva ou dupla, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores musculares, fraqueza muscular, fadiga, formigamento, dormência, disfunção cognitiva, depressão, disfunções intestinais e de bexiga. São esses os principais sintomas8 de quem sofre com Esclerose Múltipla (EM), doença neurológica, crônica e autoimune, responsável por ser a principal causa de incapacitação de jovens adultos. Cerca de 60% das pessoas acometidas pela EM podem inclusive tornar-se impossibilitados de andar.
E para dar visibilidade à doença que atinge 2,3 milhões de pessoas no mundo1, o mês de agosto foi estabelecido para alertar sobre o diagnóstico e sobre o tratamento adequado da enfermidade. Pegando carona no Agosto Laranja, a Novartis promove a campanha “Diagnóstico na hora certa: os sinais da Esclerose Múltipla não têm hora nem idade para aparecer, descubra como identificá-los!”.

Especificamente no Dia Nacional de Conscientização de Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, haverá uma ativação no Shopping Center 3 na qual os visitantes poderão participar de um tabuleiro que simula os sintomas da doença e que leva ao diagnóstico, de modo lúdico. Trata-se de um jogo com proposta de entretenimento em que há a utilização de habilidade intelectual, boa memória e estratégia de raciocínio.

E quem passar por lá tem um ótimo motivo para participar: a farmacêutica firmou uma parceria em prol da conscientização com o Bike Sampa, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco. Todos os participantes da ação receberão um código de desconto para usar as bikes laranjinhas ao longo de setembro.


Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico da Esclerose Múltipla é, majoritariamente, clínico. Porém, há exames laboratoriais e de imagem que auxiliam no processo, como os que contemplam a análise do líquido cefalorraquidiano e a ressonância magnética que captura imagens da medula e do encéfalo. Em ambos os casos, o propósito é mostrar as lesões da desmielização2 (danificação da bainha de mielina dos neurônios).

“A Esclerose Múltipla é uma doença de difícil diagnóstico, principalmente nas fases iniciais, pois ela pode se manifestar por meio de sintomas transitórios que duram até uma semana. Por isso é comum ouvir relatos de que os sintomas foram ignorados por anos”, afirma a Dra. Samira Pereira, neurologista especialista em esclerose múltipla.

Apesar de a doença não ter cura, há terapias disponíveis no Brasil nos mercados público e privado. Pacientes tratados com medicação adequada têm seis vezes mais chances de se manter em uma condição que não apresente ‘nenhuma evidência de atividade da doença’3-7.




Serviço

Ativação no Shopping Center 3 - Dia Nacional de Conscientização de Esclerose Múltipla
Data: 30/08 (sexta-feira)
Horário: das 10h às 22h
Local: Avenida Paulista, 2064, Cerqueira César / São Paulo, SP;





Novartis





Referências:     

1.   Portal Associações de Esclerose Múltipla (Abem); http://abem.org.br/wp-content/uploads/2016/02/Atlas_EM_2013_FINAL_ABEM_baixa.pdf. Acessed on August.
2.   Portal Sociedade Brasileira de Autoimunidade. https://www.sobrau.com/esclerose-multipla/. Acessed on August.
3.   Kappos L et al.; for FREEDOMS Study Group. A placebo-controlled trial of oral fingolimod in relapsing multiple sclerosis.
4.   Montalban et al. Long-term efficacy of fingolimod in patients with relapsing-remitting multiple sclerosis previously treated with interferon beta-1a or disease-modifying therapies: A Post-hoc analysis of the TRANSFORMS 4.5 year extension study. European Neurological Society, June 10, 2013 P539.
5.   Kappos L et al. Phase 3 FREEDOMS study extension: fingolimod (FTY720) efficacy in patients with relapsing-remitting multiple sclerosis receiving continuous or placebo-fingolimod switched therapy for up to 4 years. Poster presented at: 28th Congress of the European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis; October 10-13, 2012; Lyon, France. Poster P979.
6.   Chin PS et al. Early effect of fingolimod on clinical and MRI related outcomes in relapsing multiple sclerosis. Poster presented at: 28th Congress of the European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis; October 10-13, 2012; Lyon, France. Abstract P459.
7.   Kappos L et al. Inclusion of brain volume loss in a revised measure of multiple sclerosis disease-activity freedom: the effect of fingoolimod. Abstract presented at: 2014 Joint ACTRIMS-ECTRIMS Meeting; September 10-13, 2014; Boston, Massachusetts. Abstract 1570. Free communication FC1.5.
      8. Files et al. Multiple Sclerosis. Prim Care Clin Office Pract 42 (2015) 159–175

Nenhum comentário:

Postar um comentário