sábado, 29 de junho de 2019

Inverno exige cuidados especiais com a pele



Divulgação


Estação mais fria do ano pode agravar alergias e problemas na pele


           Basta o inverno chegar para sentir na pele: o clima frio e seco da estação contribui para deixar a cútis mais seca e sensível. Além dos fatores ambientais, é comum reduzirmos a ingestão de água e tomarmos banhos quentes, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa e faz com que a pele - tanto do rosto quanto do corpo  - esteja sujeita ao tão indesejado ressecamento. "Em dias frios, a transpiração corporal diminui e essa oleosidade, que hidrata a pele e funciona como uma barreira de proteção, é reduzida. Por isso, ela fica mais suscetivel a doenças, como o eczema e a dermatite", explica a médica dermatologista Mayara Bravo, da Clínica Karla Assed Curitiba.

            Dermatite seborréica, dermatite atópica, psoríase, ictiose e rosácea estão dentre as doenças que podem se agravar nesta época do ano - são enfermidades que podem causar coceiras, lesões, vermelhidão e manchas na pele. Para evitar estes problemas, o ideal é evitar banhos quentes e muito demorados, além de intensificar o uso de óleos corporais e hidratantes. “Invista em máscaras nutritivas e produtos com manteiga de karité, ureia, ácido hialurônico, pantenol ou nicotinamida entre suas substâncias”, ensina a dermatologista. “Lembre de ingerir, ao mínimo, dois litros de água por dia, pois a hidratação também acontece de dentro para fora”.

            É preciso ainda tomar cuidado com a esfoliação, que não deve ser excessiva. “Remover as células mortas é importante para garantir o equilíbrio da pele, mas este ritual pode ser agressivo se a pele estiver muito sensível pelas mudanças climáticas”, alerta a médica. “O mesmo vale para o uso de bucha e esponjas durante o banho. Use moderadamente, no máximo uma vez na semana, para não retirar a camada protetora natural da pele”.


Lábios rachados

            Assim como todo o corpo, os lábios sofrem com o frio e merecem atenção especial. A dica é ficar atento ao hábito de passar a língua com frequência nos lábios e jamais puxar as “pelinhas” que podem aparecer com as rachaduras. “O vento gelado, a falta de hidratação e a acidez da saliva são fatores que levam ao ressecamento”, explica a Dra. Mayara Bravo. Para cuidar dos lábios, use produtos específicos para a região e inclua o hidratante labial na sua rotina.





Karla Assed Curitiba
Opus One Ecoville - Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 3350 - 5º andar
(41) 3501-5001 | 98511-8888
@clinicakarlaassedcuritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário