sábado, 25 de maio de 2019

Inverno é a melhor estação para cuidar das varizes


 Com uso de calças e meias compressivas, o pós-operatório é mais confortável em dias frios


As varizes causam incômodo e, muitas vezes, são motivo de vergonha entre as mulheres. Mais do que uma questão de estética, cuidar das veias também é saúde afinal, quando alteradas, podem causar dor, desconforto e risco de desenvolver doenças circulatórias. O inverno é a estação perfeita para tratar das varizes. Isso porque, a temperatura mais amena possibilita o tratamento com mais conforto, principalmente, nos pós-cirúrgicos.

Ao contrário do verão, é mais confortável manter a boa aparência durante o tratamento nos dias frios pois, o uso de calças para não deixar os hematomas à mostra auxilia na parte estética. “Além disso, é imprescindível o uso de meias compressivas durante o pós-operatório e evitar a exposição ao sol que pode causar manchas na pele”, ressalta o médico especialista Dr. Robert Guimarães.

Mas o que são as varizes? São anormalidades nas veias, geralmente nas pernas, que causam refluxo do sangue (ao invés de seguir o caminho normal, ele retorna dilatando a veia). Cerca de 80% da população pode apresentar a forma mais leve da doença, sendo que, na maioria das vezes, não causa sintomas. O incômodo ocorre mais devido os chamados vasinhos ou as veias superficiais esverdeadas ou azuladas que ficam mais aparentes.

Alguns dos fatores que podem colaborar com o aparecimento são obesidade, história familiar, idade e ser do sexo feminino. O tratamento consiste desde medicações que ajudam no alívio dos sintomas associado a meias elásticas até procedimentos cirúrgicos.

Dentre os procedimentos utilizados para o tratamento das varizes estão a escleroterapia, realizado não só em vasinhos superficiais (telangectasias) mas até na veia safena, com o uso de substâncias na forma líquida ou na forma de espuma que irritam a veia fazendo com que ela “seque”; A cirurgia de Termoablação que emprega fibras de laser ou radiofrequência para tratar a veia por dentro; E, a Cirurgia convencional, com cortes mínimos para a retirada das veias doentes.

Nos tratamentos venosos, é necessário que evitem exposição ao sol por, pelo menos, 30 dias podendo-se estender esse período se ainda houver hematomas (manchas roxas).

Por todas estas razões aproveite este período propício e consulte um cirurgião vascular, especialista em tratamentos de varizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário