Encomendado pela
JDE Brasil, estudo realizado pela AOCUBO Pesquisa revela ainda que consumo
médio da bebida é de 3 a 4 xícaras por dia
Um estudo inédito, encomendado pela JACOBS DOUWE
EGBERTS (JDE), empresa de café detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria
com a AOCUBO Pesquisa, apontou que o café é a segunda bebida mais consumida
entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. O levantamento sugere
também que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.
Em relação ao tipo do café, cerca de 79% dos
consumidores afirmam tomar torrado e moído com maior frequência,
mas outros segmentos também despontam entre a preferência dos brasileiros, como
cappuccinos, espresso e solúvel.
A pesquisa mostra também que o brasileiro entende
que o consumo de café está associado em dois momentos e motivações diferentes:
funcional e social. Quando questionado sobre o consumo de café
torrado e moído, 49% dos entrevistados afirmam que a bebida é capaz
de proporcionar benefício de disposição e energia. “Parte dessa
percepção pode ser creditada à forte influência de Pilão, o café forte do
Brasil, que há mais quatro décadas ajuda os brasileiros a enfrentarem os
desafios do dia a dia, e que é líder de vendas nas principais cidades
do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo”, explica Tina Cação,
Diretora de Marketing da JDE.
Já em relação a categoria de cápsulas,
por exemplo, ele associa a momentos de relaxamento, prazer e socialização.
“Este é um cenário em que o consumidor busca pela experiência ao tomar o café.
O que demonstra não ser uma coincidência que L’OR, nossa marca de cafés
premium, lidera as vendas de cápsulas de alumínio compatíveis com as máquinas
de café Nespresso®, com 37,6% do market share, segundo a consultoria Nielsen”,
afirma Tina.
A pesquisa mostra que o café tem uma penetração
extremamente alta no Brasil, 98% dos lares consomem café.
Pode-se dizer que é uma das poucas categorias cujo consumo reflete o perfil da
população brasileira. Podemos dividir o consumo da categoria em dois momentos:
o início da relação com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais
moderado, até o consumo mais intenso, a partir dos 40 anos.
A conclusão que se tem com o estudo é que é
inegável a importância cultural do café junto ao brasileiro. É uma bebida de
papel social imprescindível em interações sociais, como visitas, encontros e
reuniões de trabalho. Tudo gira em torno de uma xícara de café.
A pesquisa, que tem como objetivo analisar o perfil
do consumidor e entender seus hábitos de consumo, ouviu mais de 3,4 mil pessoas
em todo Brasil.
www.jacobsdouweegberts.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário