segunda-feira, 29 de abril de 2019

Confira 7 dicas para se tornar um expert em programas de fidelidade


CEO da Oktoplus é especialista no assunto e explica como aproveitar todas as vantagens dos programas


Você já parou para pensar de onde surgiu a ideia de empresas oferecem pontos ou milhas? Ela foi criada na década de 80, nos Estados Unidos, e não se sabe ao certo qual foi a primeira companhia aérea a implementar o programa de fidelidade - alguns dizem que foi a Western Airlines, já outros a America Airlines. De qualquer forma, o objetivo dessas companhias aéreas era reconhecer os seus melhores clientes. A partir de determinada quantia de vôos realizados, o cliente recebia um voucher de desconto. No Brasil, os programas de fidelidade surgiram em 1993, também com uma companhia aérea, a TAM.

No mesmo ano os cartões de crédito começaram a reconhecer os melhores usuários. E aí que o gerenciamento desses pontos começou a se tornar mais complexo. Além da dificuldade em lembrar tantas senhas, cada programa possui uma regra de acúmulo diferente, as opções de uso dos pontos mudam de preço rapidamente, e, muitas vezes, não é possível acompanhar quando os pontos expiram. Porém participar dos programas pode ser uma ótima oportunidade de ter uma renda extra.

Por isso o fundador e CEO da Oktoplus, plataforma que permite o gerenciamento de pontos de fidelidade, Bruno Nissental, respondeu seis perguntas que envolve os programas de fidelidade. Confira:


1.   Como eu faço pra juntar pontos ou milhas nos programas de fidelidade?

É cada vez mais comum que grande parte do comércio ofereça para seus consumidores programas de fidelidade - de companhias aéreas , cartões de crédito, postos de combustível, farmácias, hotéis, sites de compras, supermercados, restaurantes, até mesmo programas de pontos sobre notas fiscais, disponíveis em algumas cidades como São Paulo. Na maioria dos cartões de crédito, por exemplo, a cada um dólar gasto, você recebe um ponto. Já para os postos de combustível, a cada um real você pode ganhar entre um e dois pontos. Nas companhias áreas o volume varia de acordo com o custo da passagem e o status no programa.


2.   O que eu consigo fazer com os meus pontos?

Na maioria dos programas de fidelidade é possível trocar os pontos por produtos e serviços das mais variadas categorias. Entre a categoria mais popular está a de passagens áreas e milhas. Mas a diversidade é bem grande e inclui itens como diárias de hotéis, aluguel de veículos, ingressos para shows e cinema, celulares, roupas, produtos para pets, móveis e até experiências, como day spa ou passeio de balão.


3.   Qual o valor mínimo para trocar pontos?

O valor mínimo para troca de pontos varia de programa para programa e esse fator pode desanimar os participantes. Tem programa que são necessários 1.000 pontos, outros 5.000 e alguns a partir de 10.000. O importante é você avaliar se o mínimo de pontos é o que você costuma gastar naquela empresa, visto que, se seu hábito de consumo não atinge o valor mínimo, não vale a pena você participar do programa com a intenção de utilizar os pontos de fidelidade.


4.   Como ganhar ainda mais pontos?

Em alguma situações é possível ganhar pontos em dobro. Por exemplo, quando você faz um pagamento no cartão de crédito em uma empresa que possui um programa de fidelidade, como redes de supermercado, irá acumular pontos em dobro pela mesma compra. Essa situação também ocorre quando você compra passagens em uma companhia aérea utilizando o cartão de crédito. Futuramente, esses dois saldos poderão ser unificados e trocados por passagens ou produtos.


5.   Como aproveitar a parceria entre outros programas de fidelidade?

Se o programa que você participa tem algum parceiro, é possível transferir os pontos e acumular para ter mais possibilidades de utilizá-los e conseguir resgatar produtos e passagens de maior valor. Porém, é importante checar o valor mínimo de transferência, analisar qual o lote de transferência utilizado e observar se a migração de pontos é benéfica, ou seja, os pontos valem a mesma quantia ou mais no parceiro. Outro benefício da transferência entre programas parceiros é a possibilidade de renovar a data de validade de pontos próximos do vencimento. Ao transferi-los a data de vencimento passa a ser de 12 ou 24 meses, dependendo do programa.


6.   Qual é a regra de expiração ou prazo de validade dos programas de fidelidade?

A maioria dos programas possuem validade de 24 meses. Porém existem alguns, que merecem mais atenção, pois os pontos vencem em 12 meses. Esse prazo mais curto torna mais complicado o acúmulo de pontos.


7.   Quais os benefícios exclusivos dos programas?

Além dos pontos, a maioria dos programas oferece benefícios exclusivos aos participantes. Como por exemplo, filas diferenciadas, promoções exclusivas e relacionamento personalizado com as empresas.





Bruno Nissental - CEO e fundador da Oktoplus, startup focada no gerenciamento de programas de fidelidade. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), Bruno iniciou sua carreira como Analista de Business Intelligence no Bradesco Cartões, mas decidiu explorar outros setores além do mercado financeiro. Em 2011, passou a ter um contato mais próximo com programas de fidelidade quando ingressou como Analista CRM na Multiplus. A partir da experiência, Bruno fundou a Oktoplus em 2013 com o objetivo de auxiliar as pessoas a aproveitarem melhor os benefícios dos programas de fidelidade. Atualmente, a Oktoplus é o único aplicativo disponível no mercado brasileiro que permite o gerenciamento dos programas de fidelidade.

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