Quando extrapolam os limites do aceitável, tornam-se fontes de problemas.
Assim, saber gerenciar os conflitos inerentes ao universo do trabalho é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. Quando isso não ocorre, as companhias correm o risco de aumento de custos, fuga de talentos e outros impactos negativos. Confira cinco problemas decorrentes da má gestão de conflitos:
Relacionamentos tóxicos
A ocorrência de conflitos ou ruídos em excesso deteriora a relação entre os colaboradores, fazendo com que, em alguns casos se torne insustentável, com inúmeros desdobramentos: fofocas, agressividade, discussões ruidosas frequentes e muitos outros. Isso torna o ambiente profissional desagradável, o que inviabiliza a tarefa em equipe, com consequências devastadoras para toda a organização. Em uma empresa, embora desentendimentos e divergências possam ocorrer, todos precisam jogar no mesmo time. Sem o envolvimento de todos, não há como levar adiante um bom trabalho.
Queda na produtividade
Um ambiente marcado pelo ruído se torna insuportável para os colaboradores, e pode trazer queda no desempenho e na qualidade do trabalho, com maior ocorrência de erros, menor atenção aos processos e menos comprometimento, o que interfere nos resultados da empresa. Quando a desmotivação se dissemina entre os funcionários, as consequências podem ser ainda piores.
Fuga de talentos
A fuga é uma consequência direta dos cenários que descrevemos acima. A falta de habilidade para gerir conflitos leva à perda de talentos. Não mais encontrando um ambiente propício para se desenvolver, buscam condições melhores em outro lugar. O turnover elevado impacta financeiramente, com o pagamento de rescisões e outros encargos, além de comprometer o clima organizacional e até o relacionamento com fornecedores ou clientes.
Processos judiciais
A ocorrência frequente de conflitos pode conduzir à prática de assedio moral ou até mesmo a sabotagem de um colaborador pelo outro, o que aumenta o risco de processos judiciais contra a empresa e seus gestores.
Imagem maculada
Equipes em desarmonia podem prejudicar significativamente a imagem de uma companhia, pois disseminam seu descontentamento não apenas entre os colegas, mas também entre clientes, fornecedores e outros públicos de interesse. A empresa passa a ser vista perante o mercado como um ambiente desfavorável para trabalhar e fazer negócios.
Allessandra Canuto - especialista em gestão estratégica de conflitos, sócia da AlleaoLado, focada em consultoria e coaching para empresas, e coautora do livro "A culpa não é minha"
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