O enredo de um livro pode surgir das maneiras mais
inusitadas possíveis. Para Daniel Mallory, autor do best-seller, 'A Mulher na
Janela', a ideia do livro nasceu quando ele decidiu assistir ao clássico
'Janela Indiscreta' pela enésima vez. Instintivamente, enquanto o filme
passava, Mallory resolveu observar sua janela e lá estava sua vizinha,
encarando-o. Ali ele soube que escreveria um livro: "Para minha surpresa,
Anna tomou forma muito rapidamente, como uma figura surgindo da névoa, trazendo
com ela sua história praticamente intacta".
Mallory levou um ano trabalhando no livro, entre o
momento em que teve a ideia do enredo, até sua publicação, e o resultado não
poderia ter sido melhor. Anna e seu enredo renderam ao autor 26 semanas na
lista de mais vendidos do New York Times e viraram a vida de Mallory, que até
então sequer havia pensado em escrever um livro, de cabeça para baixo.
O momento e motivo de decidir escrever um livro são
diferentes para cada pessoa. Enquanto há quem tenha insights geniais como
Mallory, existem aqueles que têm uma história na cabeça há tempos e outros que
possuem pleno conhecimento na área em que atuam profissionalmente. Estas
pessoas, não raramente, ouvem a frase: 'Você devia escrever um livro!', mas,
por algum motivo, ainda não tomaram a iniciativa.
Você é uma dessas pessoas? Reuni alguns 'sinais' de
que está na hora de você escrever seu primeiro livro. Confira!
1- Quando você é um especialista em uma área e está
sendo cada vez mais requisitado pelo seu público
Se você impressiona pessoas com seus conhecimentos
e experiências em determinada área e elas estão sempre solicitando sua
participação em seus projetos para as ajudar na solução de desafios e no
aproveitamento de oportunidades, saiba que publicar um livro fará crescer ainda
mais o alcance de seu trabalho. Ao registrar em seu livro suas habilidades,
know-how e vivências sobre um assunto, no qual é um expert, você possibilita a
um grande número de pessoas o acesso às suas ideias e pontos de vista. Quanto
mais seu livro é conhecido, lido e recomendado de um leitor para outro, mais
repercussão é gerada para seu trabalho, o que enriquece sua rede de contatos e
aumenta o número de oportunidades profissionais e de novos negócios. Portanto,
uma obra confere autoridade ao seu autor, tornando-o referência em sua área de
atuação.
2- Você tem uma história que não sai de sua cabeça
e você quase diariamente pensa "tenho que tirar isso de dentro de
mim"
Se isso acontece com você, eis um sinal claro que
chegou o momento de fazer seu livro. Uma medida efetiva para deixar de
procrastinar e acabar com a angústia das ideias fervilhando na mente, é
contratar a assessoria de um Book Advisor. Ele é um profissional capacitado a
te ajudar na construção de seu livro e a sua orientação fará toda diferença para
que você coloque a "mão na massa" de forma certa. Com uma metodologia
de escrita adequada, o escritor iniciante tem mais facilidade para fazer suas
ideias chegarem ao papel de forma mais rápida e eficaz.
3- Você sente um chamado, uma necessidade forte, de
deixar um legado
Há quem tenha vivido situações e histórias que
podem inspirar e impactar muito positivamente a vida de outras pessoas. Assim,
aproveite esse desejo forte de compartilhar com os outros sua sabedoria,
aprendizados e descobertas para começar a trabalhar em seu livro.
4 – Você pretende estabelecer uma carreira como
profissional independente
Este é o caso, por exemplo, de pessoas que querem
se tornar palestrantes, professores e consultores. Ter uma obra publicada no
currículo ajuda acelerar a carreira de palestrantes, consultores e professores.
Se o seu livro for bem-escrito, possuindo um conteúdo de qualidade e que
genuinamente agregue valor aos leitores, ele tende a gerar boca a boca para o
seu trabalho e maior demanda por suas palestras, cursos e workshops. Um livro
com as suas propostas, ferramentas e metodologias de resolução de problemas e
melhora de resultados na carreira e nos negócios de seu público é uma das
melhores estratégias para você se tornar cada vez mais requisitado e reconhecido
perante ele. Palestrante ou consultor com livro se diferencia da multidão de
profissionais concorrentes!
5- Você precisa alavancar, levar a outro patamar,
os resultados de seus negócios
O livro cria visibilidade e confere credibilidade
ao seu autor. Ele é um meio interessante para trazer audiência a você, a sua
empresa e as soluções que oferece ao mercado. Um exemplo disso são possíveis
divulgações espontâneas na imprensa e redes sociais: escritores e seus livros,
com frequência, são noticiados em jornais, revistas, portais, blogs e rádios.
Eduardo Villela - book advisor e, por meio de
assessoria personalizada, ajuda pessoas a escrever e publicar suas obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário