segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

VOLTA ÀS AULAS: Miopia é a grande vilã


 Horas brincando com telas eletrônicas aumentam o risco de miopia. Saiba como checar a visão das crianças.




Maioria nunca foi ao oftalmologista

Queiroz Neto afirma que nem sempre a criança sabe avaliar a piora da visão por não ter uma referência, além da alteração visual frequentemente ser lenta e progressiva.  Isso explica porque na triagem realizada pela equipe do hospital de 35 mil crianças das escolas públicas de Campinas 8 em cada 10 nunca tinham consultado um oftalmologista. Crianças que não3enxergam bem tem dificuldade no aprendizado, na socialização e são mais agitadas.   A estimativa do CBO é de que 20% precisam usar óculos de grau. Além da miopia, Queiroz Neto afirma que crianças podem ter hipermetropia (dificuldade de enxergar próximo) ou astigmatismo (visão desfocada para perto e longe).

Para checar a existência de doenças congênitas que podem cegar é realizado nas maternidades o teste do olhinho, logo após o nascimento. A primeira consulta, ressalta,  deve ser feita aos 3 anos quando os pais não usam óculos e aos 2 anos quando usam. Isso porque, nossos olhos se desenvolvem até a idade de 8 anos e qualquer bloqueio visual neste período faz o cérebro anular o olho de menor visão para usar o melhor. “O resultado é o “olho preguiçoso” ou ambliopia, maior causa de cegueira monocular entre crianças”, afirma. A única forma de eliminar este problema é ocluir od olho de melhor visão com um tampão para estimular o desenvolvimento do olho mais fraco. O tratamento só tem efeito se for realizado antes dos 8 anos, quando se completa o desenvolvimento do sistema ocular, adverte.


Sinais de problemas de visão em crianças

As dicas do médico para descobrir se a criança tem algum problema de visão que requer consulta imediata são:


Até 2 anos:

·         Não reage a estímulos luminosos como, por exemplo, a luz do quarto que se acende.
·         Lacrimeja excessivamente de um ou ambos os olhos
·         Fica muito tempo com os olhos fechados.
·         Não demonstra interesse pelo ambiente à sua volta.
·         Não ergue a cabeça para tentar ver objetos (brinquedos, por exemplo).
·         Apresenta um ou ambos os olhos desviados para o nariz ou para fora.
·         Reflexo luminoso na pupila como se fossem “olhos de gato”.
·         Pupila muito grande ou de cor acinzentada ou opaca.


Dos três aos cinco anos:

·         Apresenta um ou ambos os olhos desviados para o nariz ou para fora.
·         Cai com frequência.
·         Se aproxima muito da TV para assistir
·         Inclina a cabeça para um dos lados ou para um ombro
·         Vira um dos olhos para fora quando está distraída, pensativa ou em locais muito abertos
·         Fecha um dos olhos em locais ensolarados.
·         Coça muito os olhos, especialmente quando manipula o celular ou assiste TV
·         Queixa-se de visão dupla ou embaralhada


No início da alfabetização:

·         Faz careta ou franze a testa para enxergar.
·         Queixa-se de dor ou cansaço nos olhos e dor de cabeça.
·         Os olhos ficam vermelhos quando esforça a visão, mesmo sem coçá-los.
·         Refere dificuldade em ver o que está escrito na lousa.
·         Chega o rosto muito próximo ao caderno ou livro.
·         Apresenta baixo rendimento escolar.
·         Desinteresse na sala de aula.
·         Não participa de atividades esportivas.
·         Tem dificuldade em distinguir ou combinar cores.

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