terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Viagens longas podem causar trombose


Especialista alerta sobre alguns cuidados importantes, antes de viajar


Com a proximidade das férias, é hora de curtir um bom passeio. As opções são várias, desde viagens nos estados do Brasil como para o exterior. Quem optar por uma viagem longa, de quatro horas ou mais, dentro de um ônibus ou de um avião, tome cuidado com a trombose.  A trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia ou artéria, que interrompe a circulação do sangue, provocando inchaço, dor e vermelhidão nos membros inferiores. Embora o distúrbio seja mais comum em mulheres, ele também acomete homens. 

De acordo com o médico Angiologista, do Hospital Felício Rocho, Daniel Mendes, pessoas que têm histórico familiar ou que já tiveram trombose devem ter cuidados redobrados antes de viajar. O ideal é que essas pessoas procurem um médico especialista, para que ele passe as orientações e os medicamentos adequados.
É importante também, que o passageiro se movimente pelo menos a cada duas horas. Se possível, levantar da poltrona do ônibus ou do avião e dar uma volta no corredor. Mesmo sentado, ele pode se exercitar: basta movimentar os pés em movimentos circulares ou para cima e para baixo diversas vezes.

Como a trombose não acontece só durante as viagens, a melhor maneira de evitar a doença, é praticar atividades físicas, pois o exercício intensifica a circulação. 

Quem já tiver a circulação comprometida, precisa redobrar os cuidados. “Pessoas obesas, grávidas e mulheres que tomam pílula anticoncepcional, principalmente as que fumam, também estão no grupo de risco”, alerta o Dr. Daniel Mendes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário