Maior
movimento em prol da saúde do homem do Brasil foi criado pelo Instituto Lado
a Lado pela Vida e, em 2018, terá campanha na TV, rádio, mobiliário urbano,
mídia impressa e online
Para levar
informação à população, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza,
desde sua fundação, em 2008, iniciativas para promover a mudança de
comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e
realizar os exames preventivos. “Nossa primeira campanha relacionada ao câncer
de próstata foi batizada de Um Toque, Um Drible, em 2008”, afirma
Marlene Oliveira, presidente do LAL, que em 2011, lançou o Novembro Azul no país, tendo como inspiração o movimento australiano Movember
(Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e a campanha internacional
Outubro Rosa, para o câncer de mama.
Mesmo com as
constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que
podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade
a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O
câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás
apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos
casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor. Falta de informação,
preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a
deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para
identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica
precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.
A
presidente do LAL lembra que milhares de homens ainda deixam de realizar os
exames preventivos por preconceito, por falta de informação ou pela correria do
dia a dia. Segundo ela, a participação e o apoio da mulher são muito relevantes
porque é ela quem incentiva seu companheiro, seu pai, seu familiar ou seu amigo
a fazerem seus exames preventivos. “Por este motivo, o Novembro Azul é um movimento
que visa atingir a população de modo geral, mostrando como é importante cuidar
da saúde”.
Ao longo dos anos, o Novembro Azul tornou-se uma ação de domínio
público e passou a ser incorporada por outras ONGs,
empresas privadas e pelo público, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a
maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil. Neste ano, o Novembro Azul terá
ainda mais visibilidade, pois será veiculada um campanha em diversos canais de
TV aberta e por assinatura; emissoras de rádio; mídia impressa e mobiliário
urbano. O tema da campanha, criada pela agencia paulista 4/12, é “A vida não
e um jogo”, associando a ele várias mensagens de incentivo para que os
homens cuidem da saúde e façam os exames preventivos.
Ação já alcançou 100 milhões de pessoas
Para se ter uma
ideia de sua grandiosidade, as ações promovidas pelo Instituto Lado a Lado
pela Vida em 2017 atingiram cerca de 100 milhões de pessoas em todo o
Brasil. Foram
mais de 460 ações como iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em
locais de grande circulação de pessoas como estádios, autódromos, shoppings
centers e apoios de instituições e personalidades alertando para a importância
da realização de exames preventivos. A campanha chegou até mesmo na Times
Square, em Nova Iorque, com exibição de um banner em um de seus principais e
mais famosos painéis iluminados.
“Números assim refletem o
crescimento da campanha e tornaram o Novembro Azul uma referência na missão de
orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde, impulsionando o
movimento a entrar para o calendário nacional de prevenção”, comemora a
presidente do LAL.
Sobre
o câncer de próstata
No Brasil, o câncer de
próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele
não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto
tipo mais comum. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que
em 2018 surjam 68.220 novos casos da doença.
O câncer de próstata é
normalmente detectado inicialmente pelos exames de nível de PSA no sangue e
pelo toque retal. Em alguns casos, pode também ser recomendável realizar
ressonância magnética e a biópsia, que confirma a presença do câncer.
As chances de cura estão
diretamente relacionadas ao estágio em que a doença for diagnosticada. Nos
estágios iniciais da doença, quando está localizada e não apresenta metástase,
é possível remover a próstata e as células do cancerígenas, com grandes chances
de cura. Estima-se que 90% dos casos podem ser curados se diagnosticados
precocemente.
Após o diagnóstico positivo,
o homem deve conversar com seu médico e também procurar um oncologista de
confiança, para que possam decidir juntos pelo melhor tratamento.
O Instituto
Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas
tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do
acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, a equipe
do Instituto percorres o país propagando a importância da prevenção, do
autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa
conscientização de que a saúde é o bem mais valioso e merece atenção especial.
Saiba mais e faça parte desse desafio e dessa nobre missão. www.ladoaladopelavida.org.br
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