terça-feira, 2 de outubro de 2018

Álcool e tabagismo na adolescência, como fica o coração?


 Especialista explica o que acontece com saúde cardiovascular de adolescentes que bebem e fumam


São Paulo, setembro de 2018 – Uma pesquisa realizada pela University College London (UCL) e publicada na revista científica “Europan Heart Journal”, estudou dados coletados de 1.226 adolescentes, entre 2004 e 2008, e descobriram que os jovens que combinaram o cigarro e a bebida alcoólica tinham maiores danos arteriais dos que os que bebem e fumam separadamente.
Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, até as menores quantidades de álcool e tabaco na adolescência já prejudicam o coração. “O cigarro e o álcool endurecem a aorta e aumentam as chances de aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias”, conta.

O que o cigarro causa no coração?
Quando fumamos, tragamos mais de 4 mil substâncias presentes na fumaça do cigarro, sendo que pelo menos cinquenta são cientificamente comprovadas cancerígenas, algumas delas ainda são capazes de facilitar o acúmulo de gordura dentro das artérias do coração, bloqueando a passagem de sangue.
“Os problemas cardiovasculares associados ao tabaco geralmente aparecem a longo prazo, porém, assim que os efeitos colaterais aparecem, o dano já foi feito. Fumar faz o coração bater mais rápido, aumenta a pressão arterial e faz o sangue coagular. Essas irregularidades cardíacas aumentam a chance de arritmias, paradas cardíacas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e morte súbita,” explica Élcio.

E a bebida?
Embora a cerveja e o vinho tenham efeitos positivos na saúde do coração, tudo dependerá da quantidade ingerida e de outros hábitos. “Essas bebidas são aliadas à saúde do coração quando consumidas sem exageros e somadas a atividades físicas e alimentação equilibrada”, finaliza o cirurgião.




Dr. Elcio Pires Júnior - coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário