domingo, 28 de outubro de 2018

A arte se faz morada


Alexandre Rodrigues 

A obra de arte tem poder de trazer vida e cor ao ambiente

As obras de artes têm o poder de tornar o ambiente acolhedor e aconchegante - para Alexandre Rodrigues, artista plástico e empreendedor, estas são muito importantes para compor o lar: “uma obra em uma parede representa muito mais do que uma simples decoração, traz vida e cor”.

O verbete do Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas Júlio Louzada (edições 1998, 1999, 2000 e 2001) explica (1) que mesmo que as pessoas achem que não é um gênero de primeira necessidade, a arte é muito importante nas residências; (2) não basta comprar para apenas decorar ou combinar como um simples objeto de decoração, tem que valorizar a arte e (3) para que a obra se mantenha por anos, as pessoas precisam saber como cuidar e limpar, sem qualquer tipo de dano.
Visto isso, é possível que cada obra, se bem escolhida, dê um significado diferente à cada cômodo da casa. Além disso, os cuidados citados, como a manutenção e limpeza, são muito importantes para a preservação artística.

Artista plástico desde antes de sua graduação em Desenho Artístico, Alexandre viu na arte uma forma de expressar-se e mostrar um mundo melhor com a presença dela – suas obras já chegaram a lugares inimagináveis a um artista: ‘‘A luz da consciência’’, por exemplo, esteve exposta, em 2001, no livro Christ For All People, que reúne os melhores trabalhos da arte sacra do século XX, publicado nos Estados Unidos, em edições especiais para toda a Europa, Indonésia, Nova Zelândia e Canadá. Além disso, possui obras em coleções particulares espalhadas pelos cinco continentes, incluindo quase todos os estados brasileiros. Muitas de suas obras foram referência em cenários de peças teatrais.

Quando Alexandre explica o valor de uma obra de arte, que além de expressar sentimentos, se torna morada de aconchego dentro de um ambiente, seu amor por sua profissão vem à tona. Acredita-se que o coração se encontra no lar. Se a arte tem poder de se tornar morada de sentimentos, pode-se dizer que esta acolhe o coração. Então, o melhor lugar para se investir e enriquecer com a presença de uma obra de arte é onde se sente confortável e seguro: em seu lar.  



 Alexandre Rodrigues -  Artista Plástico 



Nenhum comentário:

Postar um comentário