Nesta data, a ABIMAPI apresenta o ranking dos
tipos de macarrão mais vendidos, com destaque para as massas de sêmola, as
consumidas com maior frequência pelos brasileiros
Em
referência ao Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação
Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados (ABIMAPI) divulga a segunda edição de um estudo sobre hábitos
de consumo do produto no Brasil, realizado pela Kantar WorldPanel.
De
acordo com a consultoria, do volume total de 1,2 milhão de toneladas de
macarrão comercializados no último ano, quando separamos os tipos de massas em
secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos),
instantâneas e frescas (recheadas, que necessitam de refrigeração), o primeiro
grupo representa 82% do consumo, cerca de 989 mil toneladas, enquanto os demais
equivalem a 14% (180 mil toneladas) e 3% (39 mil toneladas) do mercado,
respectivamente.
Nas
subcategorias das massas secas, o macarrão de sêmola foi o mais consumido em
2017, representando 27,9% do mercado, 276 mil toneladas. Logo em seguida,
apareceram as tradicionais, com 26,9% (266 mil toneladas), e com ovos, 24,5% do
volume de vendas (242 mil toneladas).
A
pesquisa aponta que o brasileiro ainda se adapta com algumas versões
diferenciadas: em 2017 foram consumidos aproximadamente 7 mil toneladas de
macarrão grano duro (muito tradicional em países europeus) e 3 mil toneladas de
massa integral, com maior apelo nutritivo.
Para
atender as exigências dos consumidores e acompanhar a tendência de
saudabilidade, os fabricantes têm enriquecido o produto com vitaminas, farinhas
e grãos integrais, minerais e ingredientes orgânicos. "Ainda assim, apenas
4,7% da população comprou algum tipo de massa integral no último ano",
comenta Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.
"O
macarrão é um alimento nutritivo, prático e saboroso, fonte de energia e
fibras, de fácil digestão e minimamente processado. Pode ser um prato único ou
estar acompanhado de carne, peixe e legumes, constituindo uma refeição de
nutrição eficiente" ressalta o executivo.
Assim
como na primeira edição da pesquisa, que mostrou os formatos de macarrão
preferidos pelo brasileiro e destacou o espaguete como o principal, o novo
estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que
representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete
macrorregiões. No ranking nacional de consumo, Norte e Nordeste juntos apresentaram
o maior índice de compra, responsável por 38,2% do volume de vendas; em seguida
aparecem Sul (15,6%), Leste e interior do Rio de Janeiro (12,3%), Interior de
São Paulo (10,3%), Grande São Paulo (10,2%), Grande Rio de Janeiro (7,4%) e,
por fim, Centro-Oeste (6,1%).
Sobre
o Dia Mundial do Macarrão
O
Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma,
durante o I World Pasta
Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais
fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor
mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de
R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo
per capita é de 5,8 kg por ano.
ABIMAPI
Site: www.abimapi.com.br/Facebook: www.facebook.com/abimapibrasil
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