terça-feira, 25 de setembro de 2018

Uma em cada duas pessoas com Diabetes tipo 2 não tem a doença diagnosticada; ação social na zona sul oferecerá exame de glicemia gratuitamente no próximo domingo, 30/09



Ação Social Islam Solidário, que acontecerá das 10h às 15h no CEU Parque Bristol, região do Sacomã, oferecerá não só exame gratuito do diabetes, mas também aferição dos níveis de colesterol e hipertensão. Serviços de estética e atividades culturais são outros destaques


 
Uma em cada duas pessoas que vivem com o diabetes tipo 2 não é diagnosticada. E, por não saber que tem a doença – facilmente evitável com orientações básicas, atividade física regular e uma dieta saudável – pode comprometer bastante sua saúde e qualidade de vida. Este dado, divulgado pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, é um dos principais alertas que será feito em breve, no Dia Mundial do Diabetes, dia 14 de novembro. 

A ação social Islam Solidário -  promovida pela FAMBRAS, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, em parceria com o Consulado dos Emirados Árabes Unidos e a entidade Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Global Initiatives, porém, resolveu antecipar o alerta e a prevenção. No próximo domingo, dia 30 de setembro, no CEU Parque Bristol, das 10h às 15h, oferecerá, gratuitamente, exames de glicemia. “Este é um exame essencial em nossas ações solidárias, que acontecem desde 2008 em regiões carentes de São Paulo”, diz o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Hussein El Zoghbi. As complicações do diabetes resultam em sintomas visuais, cardíacos, circulatórios, digestivos, urinários, circulatórios, neurológicos e ortopédicos – o que comprova a necessidade de prevenir seu surgimento e, quando diagnosticado, tratar imediatamente.  

Mais de 200 profissionais de saúde – distribuídos entre médicos, dentistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e nutricionistas -  realizarão, também, exames de hipertensão, colesterol e hepatite C. Haverá, ainda, orientação nutricional, odontológica, além de ensinar como se faz o autoexame de mamas, a fim de prevenir o câncer. Casos mais graves detectados durante a ação serão encaminhados para tratamentos ambulatoriais na região.

“Sem dúvida alguma, este é um momento único em que nós, do Consulado e de todos os Emirados Árabes, muito nos orgulhamos em realizar”, afirma Ibrahim Salem Alalawi, Cônsul dos Emirados Árabes Unidos.


Quem quiser cuidar do visual, poderá se dirigir às tendas que oferecerão cortes de cabelo, quick massagem e procedimentos estéticos faciais. As crianças terão à sua disposição brinquedos infláveis, pintura de rosto e escultura de balões, brincadeiras regadas a muita pipoca e algodão doce. 

A exaltação da cultura brasileira também faz parte da ação social. A programação inclui grandes nomes do grafite, um grupo indígena e outro de capoeira, atrações que fizeram sucesso em edições anteriores. Esta é a quarta edição do Islam Solidário em 2018. 

Outro destaque é a distribuição do gibi “Khalil” destinado ao público infanto-juvenil. A publicação, idealizada pela FAMBRAS, foi lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto, e conta a história de Khalil, um menino muçulmano que sofre preconceito daqueles que não conhecem sua religião. Por meio da publicação, a ideia é falar sobre a importância do combate à intolerância religiosa.  

Números – As ações Islam Solidário acontecem desde 2008. Até o momento, já ofereceram mais de 850 mil exames e 170 mil serviços, todos de maneira gratuita, e em prol da cidadania. “O Islam é uma religião que nos convida a olhar e agir pelo próximo, independentemente de religião. O Islam Solidário é nosso gesto concreto, uma forma de levar serviços básicos a quem necessita – uma contribuição social importante a regiões carentes de São Paulo”, destaca Ali Zoghbi. 





Serviço:
Ação Social Islam Solidário

Data: 30 de setembro de 2018
Horário: das 10h às 15h
Local: CEU Parque Bristol - R. Prof. Artur Primavesi, s/nº - Parque Bristol
O que será oferecido gratuitamente: exames de saúde (colesterol, diabetes, hipertensão, hepatite C, mamas); orientação nutricional e odontológica; cortes de cabelo; higienização facial; quick massage; atividades de lazer e culturais.
Realização: Federação das Associações Muçulmanas do Brasil; Consulado dos Emirados Árabes Unidos e a entidade Mohammad Bin Rashid Al Maktoum Global Initiatives.
Apoio: Colégio 24 de março e Prefeitura Municipal de São Paulo.




 Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS HALAL
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS HALAL - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário