Nova
pesquisa aponta que 8 em cada 10 internautas sofrem com a condição
Nos últimos anos, a ansiedade tem se tornado um dos principais problemas para a saúde pública. Esse cenário é reforçado com os resultados de uma pesquisa recente realizada pelo portal de saúde Minha Vida com sua base de leitores, a Life Insights: Ansiedade. De acordo com o levantamento, estar fora do peso ideal, ter contas a pagar e problemas com dinheiro em geral são os três principais motivos para sentimentos negativos ao longo do dia.
Para a pauta, oferecemos entrevistas com a psicóloga Adriana de Araújo e o psiquiatra Ivan Braun, que podem explicar como essas preocupações se relacionam com as queixas relacionadas à ansiedade e como outros ritmos de vida podem influenciar positivamente na qualidade de vida de cada pessoa.
Além disso, o coordenador de pesquisas do Minha Vida, Rafael Duarte, pode indicar os principais dados sobre ansiedade apontados em uma pesquisa realizada em maio deste ano.
Veja abaixo os novos dados sobre ansiedade no Brasil:
- De acordo com a pesquisa Life Insights: Ansiedade, realizada pelo portal Minha Vida, 85% dos entrevistados afirmaram sofrer com a ansiedade regularmente, sendo comum para ambos os sexos e todas as faixas etárias. Porém, é mais frequente entre as mulheres (86% das mulheres sofrem com o problema, contra 73% dos homens).
- As preocupações que causam maior ansiedade entre os respondentes são diferentes de acordo com o gênero. Para as mulheres, estar fora do peso ideal, ter afazeres domésticos e a ver a desorganização da casa são as maiores preocupações. Já contar a pagar, falta de dinheiro e trabalho são as maiores preocupações entre os homens.
- Metade dos brasileiros têm dificuldade para dormir. O sono é uma das características mais afetadas em pessoas com transtornos de ansiedade que não fazem acompanhamento médico e tratamento adequado.
- Momentos de tristeza e estresse não são tratados como sinais de doença pelos brasileiros. A maioria dos respondentes da pesquisa se acalmam com atividades comuns, como escutar música (38,3%) e assistir à TV (35,7%) também se mostrou uma forma de escapar da tensão.
- 41% dos brasileiros afirma não estar feliz com sua vida atualmente, um dado preocupante, que pode sinalizar o impacto da ansiedade na qualidade de vida. O nível de infelicidade declarada é maior para mulheres do que para homens e chaga ao seu máximo para a faixa etária de 35 a 44 anos (em que 45,2% declararam estar infelizes atualmente).
- As pesquisas anuais Life Insights: Health Report indicam que a ansiedade lidera, nas últimas cinco edições, o ranking de problemas de saúde mais frequentes entre os leitores do portal.
- Em sua primeira edição, a pesquisa Life Insights: Ansiedade obteve 977 respostas válidas, com participação de 1.278 leitores do portal, de diferentes classes sociais, faixas etárias e sexos. O levantamento foi realizado em maio de 2018.
- O Minha Vida é o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, com mais de 19 milhões de visitantes todos os meses. Por isso, realiza diversas pesquisas com seus leitores, com o objetivo de entender a fundo os seus hábitos e preferências, bem como a identificar tendências de mercado dos segmentos em que atua: saúde, alimentação e autocuidado e beleza. As pesquisas são realizadas com uma base de aproximadamente 4 milhões de leitores cadastrados.
Life Insights
pesquisa@minhavida.com.br
Minha Vida
www.minhavida.com.br/corporativo/quem-somos
Nenhum comentário:
Postar um comentário