Do setor produtivo de bens à
prestação generalizada de serviços, os recursos da tecnologia da informação não
param de provocar inovações
O mundo digital deixou pra trás a convivência com
usuários da onda anterior. Em pouco tempo, a adoção de soluções digitais
redimensionou todos os parâmetros multissetoriais – processos industriais,
serviços, negócios e governança estão entre eles. Não por acaso, as empresas de
tecnologia foram consideradas as mais valiosas do mundo, em 2017.
Segundo a consultoria Interbrand, no ranking de
2017, das dez companhias listadas, sete são do setor de tecnologia. A Apple, em
1º lugar, exibiu valor de US$ 184,15 bilhões e crescimento de 3% em relação a
2016. E o Google, em 2º lugar, cresceu 6% e mostrou valor de marca de US$
141,70 bilhões.
A presença hegemônica da tecnologia digital, sob a forma
de aplicativos e plataformas; robótica e IoT (Internet das Coisas);
inteligência artificial e BI (Business Intelligence) resulta em um mercado que
agrega valores elevados em investimentos. Hoje, há um esforço no alinhamento de
TI à economia, de modo a gerar estratégias mais focadas no crescimento
contínuo.
De acordo com estudo do Gartner Group, os
investimentos em tecnologia previstos para 2018, no mundo, somam US$ 3,7
trilhões - 4,5% a mais do que em 2017. Também prevê US$ 39 bilhões de
investimentos no Brasil e que a adoção de tecnologias agregadoras de agilidade
e inteligência às operações tende a crescer em ritmo forte até 2020.
Especialistas analisam tendências que apontam para
um mercado, no Brasil, que já em 2016 representava 2,1% do PIB brasileiro e
1,9% do total de investimentos corporativos no país. Ou seja: um total de US$
39,6 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software
(ABES) e International Data Corporation (IDC).
TI na
indústria de viagens
A inovação tecnológica mudou a cara do turismo e
promete muito mais. As possibilidades oferecidas pela conectividade, realidade
aumentada, robôs ou pela inteligência artificial dominarão o setor hoteleiro em
poucos anos. Paradoxalmente, esta revolução requer uma revalorização do fator
humano, fundamental no turismo do futuro. A ideia de "turista
digital" já é uma realidade. O celular, canal preferido, funciona ao mesmo
tempo como guia virtual, tradutor, localizador de hotéis, mapa e
geolocalizador.
Hoje em dia é possível visitar a Patagônia
virtualmente em 360 graus sem sair de casa ou obter informações em tempo real
sobre o entorno ao caminhar pelas ruas de Florença... tudo graças à realidade
virtual. O conceito de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) está
modificando nossos hábitos turísticos, tornando a arte de viajar uma
experiência tecnológica inesquecível. Surge, assim, o marketing personalizado,
que estabelece uns traços emocionais à experiência do cliente.
No bojo dessa revolução, que impacta toda a
indústria de viagens a lazer e a negócios, a dcs plus, empresa global líder em
tecnologia de viagens, acaba de desembarcar no Brasil. Lançamento oficial será
durante a 46ª Abav Expo, de 26 a 28 de setembro, no centro de convenções do
Anhembi, em são Paulo. Fundada há 16 anos, tem sede em Bucareste, na Romênia e
presença consolidada na Europa e no Oriente Médio.
São Paulo passa a representar a dcs plus na América
do Sul, sob a gerência regional do especialista Gervasio Tanabe, ex-diretor
executivo da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens
Corporativas) e da Abav Nacional. Empresa apresenta e traz um portfólio
completo de produtos compostos por plataformas robustas.
Dentre elas, TINA (solução de back office para
consolidar e gerenciar, em tempo real, os dados comerciais, operacionais e
financeiros da agência de viagens e seus clientes); AIDA (solução para
operadoras de turismo e DMCs); IRIX (internet booking engine), CSBT (ferramenta
de reservas online para o segmento corporativo); TRIP (plataforma B2C) e
TravList (plataforma para gestão de itinerários de viajantes).
Ponto
estratégico
Maior e mais importante polo emissivo e receptivo
do país, São Paulo torna-se base logística para a dcs plus abrir e ampliar
mercados em toda a região. “Estamos iniciando, em São Paulo, o processo para
implantação da dcs plus Brasil, com infraestrutura local e equipe de
desenvolvimento de negócios local. Daqui expandiremos presença para toda a
América Latina”, explica Gervasio Tanabe, gerente regional para a América do
Sul.
Cristian Dinca, fundador e CEO da multinacional,
explica que “a dcs plus sempre se concentrará no desenvolvimento de soluções
para as empresas de viagens. Surgimos há 16 anos e somos uma equipe motivada,
com mais de 120 pessoas, cuja missão é entender os desafios da cadeia de
viagens e, a partir daí, buscar soluções”.
A Romênia vem se tornando, nos últimos anos, um
provedor mundialmente reconhecido de talentos, quando se trata de tecnologia. E
a dcs plus surge nesse contexto de mérito e aprovação. A tecnologia que
desenvolve é projetada para antecipar qualquer cenário e responder a qualquer
situação, tanto online quanto offline.
“A visão do produto é simples e direta - oferece
uma solução completa de ponta a ponta, no ambiente corporativo e de negócios.
Então, criamos todos os produtos dcs plus interconectados. Nosso principal
produto é o TINA, um dos sistemas ERP baseados na web mais avançados do mundo
para o setor de viagens. Na verdade, eu diria que o TINA é o único ERP real
especialmente projetado para viagens”, finaliza o CEO da dcs plus, Cristian
Dinca.
Para mais informações: http://www.dcsplus.net/
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