sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Entenda por que a transformação digital não é só tecnologia


      Qual é o papel que o medo desempenha na aceitação e adaptação às ideias por trás da transformação digital?


A transformação digital tem menos a ver com TI do que com pessoas? Questionado de forma diferente: a tecnologia é suficiente para realizar uma transformação digital bem-sucedida? Essa questão foi melhor respondida por empresas que recentemente introduziram novos sistemas para atender às demandas de um mercado digital: só a tecnologia não é suficiente.

A transformação digital é um processo de mudança, e os processos de mudança só são bem-sucedidos quando todos estão a bordo e isso significa funcionários e gerentes. No entanto, em papéis diferentes.


A gerência deve estar por trás do processo de transformação. . . totalmente!
 
O lançamento e o avanço de novas iniciativas, resistindo a contratempos dentro de uma empresa, exigem o total comprometimento e a vontade da equipe de gestão. Isso ocorre porque afeta a visão, a estratégia, a cultura e, é claro, a maneira como todos trabalham. A cultura certa é um dos elementos centrais de um processo de mudança bem-sucedido, como o buscado pela transformação digital.
 
"Não importa quão boa seja a estratégia, se a cultura corporativa não for projetada para isso, ela não será implementada".


A cultura 'come' a estratégia de café da manhã

Esta frase de Peter Drucker coloca em poucas palavras: não importa quão boa seja a estratégia, se a cultura corporativa não for projetada para isso, ela não será implementada. Os desafios da transformação digital exigem características culturais especiais. Assim, a estrutura, os processos e a agilidade devem ser combinados para poder não apenas lidar com os ajustes rápidos que o mercado exige, mas também para construir uma base sólida e, ao mesmo tempo, disposta a mudar.


Medo de mudança é o maior adversário da transformação digital
 
A maioria das pessoas tem medo de mudanças porque traz o inesperado - coisas novas que eles não podem avaliar e temem que não estejam à altura de lidar com elas. Para os funcionários, a transformação digital não é simplesmente “uma mudança”, mas um processo contínuo e constante de mudança e adaptação. Isso significa ter que se adaptar a novos processos de trabalho, tornar-se mais rápido e flexível no pensamento e, acima de tudo, tomar decisões sem ter sempre as informações necessárias. Isso cria um momento significativo de risco e a possibilidade de inúmeros erros. Em nosso mundo de trabalho orientado a resultados e desempenho, isso é algo que preferimos evitar. Se nos ativermos a essa atitude, no entanto, nem uma estratégia bem preparada nem um processo de mudança podem ser usados, por isso é importante ajudar os funcionários a superar suas preocupações.
 
"Conscientização de que esse processo de mudança é um desenvolvimento positivo e não arbitrário".


Medidas que aumentam a aceitação da mudança

Como o Google demonstrou em um estudo de vários anos, a “segurança psicológica” é um fator que torna mais fácil para os envolvidos aceitarem e se adaptarem à ideia de mudança. Para garantir que isso exista, as empresas precisam:
  • Transparência e comunicação sincera sobre qual é o objetivo e quais ações devem ser tomadas para alcançá-lo. Obscuridade, desinformação e mal-entendidos levam à resistência a qualquer mudança. Para os funcionários (e também a gerência), o objetivo deve ser claramente definido;
  • Conscientização de que esse processo de mudança é um desenvolvimento positivo e não arbitrário. A transformação digital exige que as empresas reconsiderem constantemente as etapas, para retrabalhar as medidas que foram iniciadas. Quando isso dá a impressão de que há uma necessidade constante de se reorientar, porque ninguém parece saber para onde ir, isso significa que a comunicação pode não ter ocorrido adequadamente ou a empresa pode ter falhado em construir uma atitude positiva entre os funcionários;
  • A possibilidade de cometer erros sem perder a reputação ou ser ridicularizado, torna mais fácil abrir novas oportunidades para aprender algo e gerar valor agregado para você e sua empresa. É precisamente isso, ou seja, uma boa cultura de erros, que é um dos pré-requisitos mais importantes para a implementação bem-sucedida dos processos de mudança e que deve exigir a atenção total da liderança sênior e dos gerentes de departamento. É preciso mudar os padrões de pensamento, longe de criar culpa e culpar aqueles que abraçam o aprendizado e o crescimento. Se internalizarmos o fato de que em cada erro há uma chance de melhorar algo, ou mesmo otimizá-lo, os erros assumem um status completamente diferente e positivo. Criamos um ambiente no qual os desvios do alvo são bem-vindos como uma oportunidade para obter insights, novas ideias são desenvolvidas com maior prontidão e são implementadas mais rapidamente e, o mais importante, as ideias também são prontamente rejeitadas.
Quando se trata de transformação digital, as principais coisas são agir rapidamente, reconhecer e eliminar os elementos que não funcionam em um estágio inicial e buscar o pensamento voltado para o futuro. Ao focar nas pessoas e na cultura, em vez de software e computadores, você poderá alcançar essas metas em sua própria organização.






Sabine Riedel - Membro do Conselho da OTRS AG,  Especialista em Transformação Digital e Líder da expansão internacional da marca OTRS Service Management Suite.


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