Wavy
explica como se proteger de golpes via SMS e WhatsApp
Empresa
destaca a necessidade de atenção com as mensagens recebidas, especialmente de
desconhecidos
Hoje, com a velocidade de acesso à
informação, quase todo brasileiro utiliza SMS e WhatsApp, inclusive nos
negócios. São importantes canais de comunicação, em que empresas têm
oportunidade de um contato rápido e personalizado com o cliente final. Por mês,
são milhões de mensagens trocadas entre empresas e seus clientes.
Neste cenário, também aparecem os
cibercriminosos que, por meio de mensagens falsas, tentam aplicar golpes a fim
de roubar dados pessoais e financeiros, afetando a credibilidade desses meios
de comunicação. Geralmente os cibercriminosos buscam o caminho mais fácil, em
que possam fazer o maior número possível de vítimas, tornando os usuários de SMS
e WhatsApp alvos muito cobiçados. Por isso é essencial que as empresas auxiliem
os usuários a entender sobre o tema e se proteger.
"Os golpes não acontecem apenas
por falhas na segurança de aplicativos, mas também por velhas táticas de
mensagens com links falsos, também conhecidos por "phishing". Esse é
um dos métodos de ataque mais antigos e funciona como uma "pescaria":
o cibercriminoso envia uma mensagem quase sempre com um link, esperando que o
usuário "morda a isca" e clique nele. O phishing também pode ser
caracterizado por sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha
funciona quando, ao entrar neste endereço, o usuário insere seus dados como
nome telefone, CPF e informações bancárias", explica Eduardo Henrique,
Diretor Geral da Wavy, uma das únicas empresas a oferecer de forma homologada o
serviço do WhatsApp Business API no Brasil. A marca faz parte do grupo Movile e
reúne mensageria, conteúdo e outros negócios com operadoras de telefonia móvel
e TVs.
Mas, algumas soluções simples podem proteger
o usuário dessas situações. Por isso a Wavy
reuniu algumas dicas simples de segurança. Confira:
1.Confirme se a conta no WhatsApp é
verificada: Uma das principais dicas é que o consumidor aceite convites, links
e mantenha conversas apenas com perfis verificados. Essa segurança é o que dá
credibilidade para as empresas, e também segurança para o consumidor, pois ele
sabe que as informações trocadas são oficiais. Tal funcionalidade somente é
possível para as empresas que passaram pela validação do WhatsApp por meio de
empresas como a Wavy. Para o usuário confirmar se a conta é verificada, ele
precisa apenas entrar em mais informações sobre o números e confirmar se ele
possui um "empresa verificada" azul, que credibiliza a conta como
sendo oficial.
2. Instale um aplicativo antivírus no
seu smartphone (e no seu computador): Um bom software irá detectar automaticamente
links maliciosos e te proteger automaticamente.
3. Não clique em links nem abra
anexos de e-mails que possam ser suspeitos: Desconfie sempre de conteúdos
estranhos, ainda mais quando você não sabe de onde eles vieram. Se receber
links no Whatsapp, verifique se ele vem de uma conta verificada antes de
clicar. .
4. Não baixe aplicativos ou extensões
para os navegadores fora das lojas oficiais: As próprias lojas já fazem uma
varredura nos apps oferecidos, minimizando o risco de um software malicioso.
5. Nunca forneça sua senha: Jamais
envie suas informações pessoais para qualquer contato desconhecido. Lembre-se:
bancos nunca solicitam sua senha ou informações pessoais por mensagens. Se
mesmo assim ficar na dúvida, confirme com o seu gerente se isso é verdade.
6. Cheque a informação: Atenção com
ofertas "milagrosas", sempre confira se é verdade nos sites oficiais
das lojas ou empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário