segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Uso de anabolizantes intensifica a quedacapilar, afirma especialista


 Quem faz o uso de esteroides anabolizantes visando ganho muscular, pode não levar em consideração diversos danos à saúde que estas substâncias podem trazer como, por exemplo, calvície, disfunção sexual, alterações hepáticas, comportamento agressivo e muitos outros problemas graves.

Durante o exercício físico, o corpo produz naturalmente o hormônio testosterona (encontrado em ambos os sexos) que auxilia no ganho muscular. Algumas pessoas, para acelerar este ganho, buscam a utilização dos esteroides, que aumentam a quantidade deste hormônio no organismo.

O especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco explica que o excesso de testosterona é uma das preocupações para quem tem, em seu histórico familiar, casos de calvície. Quem tem calvície hereditária (alopecia androgenética) possui alta sensibilidade ao DHT (dihidrotestosterona), hormônio produzido a partir da testosterona. O DHT se liga aos receptores foliculares e é capaz de promover o afinamento progressivo dos fios, até que aconteça a queda permanente. “O que ocorre é um aceleramento desse processo de queda, já que o organismo está cheio de testosterona e assim produz mais DHT”, esclarece o médico.

De acordo com Bianco, a importância da atividade física é inquestionável, no entanto é preciso ter paciência na hora de alcançar os resultados e não procurar atalhos que aceleram o processo. 

Aos primeiros sinais de queda massiva de cabelo, é necessário procurar rapidamente a ajuda de um médico para evitar a perda do folículo capilar. Geralmente neste estágio é   indicado as técnicas MMP (Micro Infusão de Medicamentos) e o Microagulhamento (técnica onde agulhas perfuram a pele para estimular a produção de colágeno).

“Depois que o folículo morre, o cabelo não torna a crescer naturalmente naquela área e somente um transplante capilar pode devolver os fios à cabeça”, adverte o especialista. 

O transplante capilar é um procedimento extremamente específico e de baixo risco, e demanda um alto grau de treinamento do cirurgião e da equipe. A cirurgia é feita sob anestesia local e o paciente é liberado no mesmo dia, podendo retornar às atividades profissionais e sociais em um curto período.






Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares - Considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo, Dr. Thiago Bianco especializou-se em cirurgia geral e trauma e direcionou sua carreira para área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha. Site: http://www.thiagobianco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário