quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Saiba construir um storytelling para encantar recrutadores


 Narrar trajetória de maneira atrativa pode ser determinante para conquistar a tão sonhada colocação profissional


Em qualquer processo seletivo, seja para vagas de estágio, trainee ou efetivo, a entrevista de emprego é uma etapa obrigatória. Saber produzir um bom storytelling, ou seja, saber “vender o seu peixe” de maneira curta e objetiva, mas atraente e interessante ao mesmo tempo, é um dos principais desafios para quem está à procura de colocação ou recolocação profissional no mercado de trabalho atualmente. Um bom enredo pode ser determinante para a conquista do time de recrutadores e, consequentemente, da tão sonhada vaga.

O conceito de storytelling está relacionado a criar uma narrativa que tenha a capacidade de desenvolver uma história relevante com princípio, meio e fim.  Adaptando para a realidade de seleção, é, basicamente, envelopar suas conquistas profissionais em uma boa narração de trajetória.

Construir um storytelling não é começar com “era uma vez”, ou “vou falar a minha história”. Deve ser incluído no discurso de maneira natural e trazer alguns pontos essenciais, entre eles aqueles momentos que mais te deixaram satisfeitos em sua carreira, sua maneira de solucionar problemas, sua motivação e resposta a desafios.

“Essas são algumas das principais dicas que nossos jovens recebem quando participam da preparação para o pitch de talentos das nossas Conferências Na Prática, por exemplo. Aqueles que mais se destacam durante o processo seletivo do evento, têm a oportunidade de se apresentar para os recrutadores de grandes empresas, como Itaú, Raízen, Globo, Ambev, entre outras. Assim, o storytelling se torna um elemento essencial para essas situações”, afirma Leonardo Gomes, Gerente de Seleção da Fundação Estudar.

Outra dica que os jovens recebem, é ter cuidado para não exagerar nos detalhes, se aprofundando em assuntos e situações que não interessam ao entrevistador. É preciso ser objetivo, não esquecendo de contar de maneira cronológica e clara.

“O storytelling pode ser um fator tão determinante que durante nossa Conferência Na Prática Jurídica, por exemplo, a jovem Paula Arruda mandou tão bem no pitch que a Ambev criou uma vaga exclusivamente para que ela pudesse entrar no time”, conta o Gerente de Seleção da Fundação Estudar.

Em resumo, é importante mostrar que você sabe se vender sem ser cansativo. Treinar no espelho e repetir diversas vezes para que o discurso se torne natural, são exercícios simples e práticos que podem fazer uma grande diferença no desempenho durante a entrevista. Vale ressaltar que o discurso deve ser adaptado ao objetivo dentro daquela empresa, incluindo a sua trajetória e as necessidades do empregador.

“Lembre-se que temos momentos de altos e baixos em todos os aspectos de nossas vidas. Aponte também obstáculos que você encontrou em seu caminho e como fez para vencê-los, mostrando assim como você consegue superar desafios”, finaliza Leonardo.




Fundação Estudar


Nenhum comentário:

Postar um comentário