quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Eleições 2018: especialistas apontam a necessidade de iniciativas para a conservação da natureza


 A conservação do meio ambiente deve ser pensada como uma prioridade
Créditos: Haroldo Palo Jr.

Em 2018, os brasileiros voltam às urnas para  eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Na hora do voto, muitos eleitores depositam a expectativa de melhorias em várias áreas como educação, saúde, geração de renda, segurança. Em meio a tantos desejos, a conservação do meio ambiente deve ser pensada como uma prioridade. A maneira como nos relacionamos com o planeta pode ser decisivo no bem-estar de toda a sociedade e impactar diretamente as condições de vida das futuras gerações. Para descobrir quais iniciativas públicas e privadas são urgentes no País, a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza escutou o que dizem alguns dos mais respeitados profissionais da área. As aspirações demonstram a abrangência do tema que contempla o desenvolvimento sustentável, proteção de áreas naturais, recuperação de áreas degradadas, respeito à Legislação Ambiental, valorização dos serviços ecossistêmicos e a importância de pensar a economia valorizando a ecologia. Veja o que eles pensam:


Rafael Loyola* - (Goiânia-GO)
"Um País melhor do ponto de vista ambiental é aquele que incorpore nossa riqueza natural na economia e suas políticas públicas; que valorize o verde de sua bandeira, entendendo que, sem ele, o amarelo desaparece. Um País que veja a natureza não como algo que precisa ser removido do caminho para que o desenvolvimento aconteça, mas que entenda que o desenvolvimento sustentável é a chave para uma economia e sociedade saudáveis. Finalmente, quero um País que seja coerente em relação às suas políticas ambientais, que não impossibilite o avanço na conservação da natureza proposto em acordos internacionais por meio de políticas internas que são desastrosas para o meio ambiente."



Rafael Loyola - biólogo, doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação, professor da Universidade Federal de Goiás e  membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário