O mercado de hoje é altamente complexo, o
planejamento que se fazia antes para o prazo de cinco anos, hoje é
impraticável. Os objetivos podem e devem ser estabelecidos, mas o caminho para
se chegar até eles, isto é algo que requer doses generosas de adaptabilidade e
certamente envolverá uma dinâmica que exige muito mais que palavras complexas,
gráficos, planilhas e números relevantes num planejamento estratégico.
A realidade de hoje no Brasil, e no mundo, envolve
fusões e aquisições, alterações quase que diárias em importantes segmentos no
âmbito global, impactando em algum sentido você, sua empresa, seus clientes,
fornecedores, sua forma de comunicar e viver, produzindo praticamente um
terremoto em planos de curto, médio e longo prazo.
No mercado atual, risco não é uma hipótese, mas uma
realidade quase que diária e a empresa ou profissional que não está disposto a
entender como se administrar riscos para assim assumi-los de forma consciente,
inteligente, controlada e planejada, estará brevemente fora do mercado,
deixando de correr riscos, mas abandonando também oportunidades.
Nesse modelo de mercado, se disfarçar atrás de
e-mails bem escritos ou uma sala bem decorada com uma mesa imponente, nem de
longe é entendido como sinônimo de eficiência. Todo esse cenário não garante
sobrevivência profissional ou empresarial, seja qual for o segmento,
localização ou volume de operações.
Embora risco seja algo que possa ser percebido e
gerenciado também com base na experiência profissional, isso conduz a
dependência exclusiva de pessoas e se limita ao tamanho do negócio, a garantia
de um sistema eficiente recomenda que a segurança esteja no processo e não em
indivíduos. Quando se tem um processo de gestão que se traduz em melhoria
contínua, otimizando o uso de recursos e focando na consolidação de marca, isso
representa uma base sustentável que diminui significativamente o nível de
incerteza.
O profissional e a empresa preparados para os dias
de hoje precisam gerenciar eventuais perdas financeiras e danos de imagem,
avaliando diariamente quais são as incertezas em cada uma das etapas dos
processos, quais as probabilidades de que pequenos objetivos cotidianos, muitas
vezes diários, evitando que deixem de ser concluídos como foram planejados e são
esperados, por meio de ações preventivas que possa mitigar ameaças, porque o
incerto continuará existindo e faz parte da realidade do mercado também.
Cabe ressaltar que essa cultura de gerenciamento de
riscos é algo que deve ser integrado, ou seja, se deve implantar em todo o
sistema de gestão. Quando se desenvolve essa capacidade de monitorar de forma
integrada, eventos positivos ou negativos, que influenciam os resultados,
tomando ações concretas e efetivas de prevenção de perdas, isso se traduz em credibilidade.
Contudo, saiba que não conseguirá evitar efeitos provocados por riscos maus
geridos previamente, o gerenciamento olha para frente, dissemine essa cultura e
caso isso não seja aceito, mude, pois se perder é algo certo para aqueles que
não sabem sequer o caminho para aonde quer chegar.
Portanto, ir além do que o mercado pede, envolve
mais que relevantes certificados na parede do escritório, mas dentre alguns
fatores, a habilidade de compreender, monitorar, gerenciar e tomar ações em
tempo, prazos e custos que o mercado exige para reduzir os impactos dos riscos
existentes e inerentes, entregando assim um diferencial.
Dante
Farias - especialista é administrador de empresas,
consultor e conselheiro empresarial, tendo atuado fortemente por mais de quinze
anos no segmento industrial Brasileiro e também nas áreas de consultoria no
Brasil e alguns países da América do sul. Possui também pós-graduação em
auditoria e controle gerencial pela Universidade Federal de Goiás, além de
diversos cursos pelas mais renomadas instituições do mundo com foco em
auditoria interna operacional e gerenciamento de riscos empresariais.
Atualmente encontra-se mergulhado na cultura dos Estados Unidos, estudando o
mercado e compreendendo aspectos daquele país que dita regras e apresenta as
tendências no mundo dos negócios. Para mais informações acesse - infobusinessprojects@gmail.com
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