Especialista fala sobre a importância
das brincadeiras para a educação dos pequenos
Você já reparou no seu filho brincando? Em como ele consegue
resolver o mais variados tipos de situações usando apenas a imaginação? É no
ato de brincar que as crianças desenvolvem diversas capacidades. “Quem não
lembra, quando criança, das brincadeiras que fazia? Brincar de
esconde-esconde, alerta, cabra-cega, lenço-atrás e amarelinha. Estas e outras
brincadeiras da época auxiliam as crianças na descoberta de si e do mundo”, comenta
Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista em educação e educação
especial.
Ao longo do tempo, brinquedos e brincadeiras foram mudando,
diversos fatores contribuíram para isso, mas o prazer da criança em brincar é o
mesmo. Segundo Ana Regina, é importante que os professores compreendam a
importância deste ato no processo de aprendizagem das crianças. “É importante
que o professor tenha consciência desse processo orientando e remodelando
projetos que ajudem no desenvolvimento de habilidades e competências oriundas
de cada faixa etária”, explica.
Vale lembrar que brincadeira não é o objeto em si, mas o conjunto
de estratégias e habilidades que possibilitam as crianças experiências que
revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro. “Enquanto brincam as crianças
exercem determinadas funções sociais, pois, no interior de uma brincadeira ela
acaba distinguindo vários tipos de reação grupal estimando as consequências
agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam”, comenta.
O ato de brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento
biopsicossocial da criança. É nesse momento que ela se desenvolve, explora
característica de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e
elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão. Para a especialista, a
criança precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas
situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos, com o meio. A
brincadeira individual também é algo importante, mas brincando com o outro essa
criança desenvolve seu convívio social.
Para finalizar a psicopedagoga lembra que as crianças necessitam
de brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas
habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e
lateralidade. “Os pequenos estão em uma fase de descoberta, a brincadeira
caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus familiares e amigos,
e é desse convívio com o outro, que a criança começa a formar sua ideia de
mundo”, completa.
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