sexta-feira, 27 de julho de 2018

Novos modelos que transformarão o futuro do trabalho


As novas tecnologias, associadas a Internet das Coisas e a automação, já estão revolucionando as empresas no presente. Esse processo de transformação digital também está moldando o futuro do trabalho, que exigirá diferentes posições dos profissionais, mudando o conceito de trabalhador ideal. O que se espera de um colaborador nessa nova realidade é um olhar muito mais atento ao mercado e suas constantes alterações, sendo capaz de se adaptar e utilizar de suas habilidades na busca por novas posições de trabalho.

Esse profissional deverá investir muito mais em sua própria capacitação, facilitando assim, a evolução da sua carreira. Também será exigido do profissional do futuro um perfil multidisciplinar, pronto para lidar com problemas de todos os tipos. O que se espera é que esse colaborador tenha capacidades em diversas áreas do conhecimento como marketing, comunicação, administração e empreendedorismo, além de senso crítico e facilidade de comunicação. Cada vez menos, o profissional será alocado em sua área de formação específica e sim de acordo com suas habilidades.

O que podemos esperar nos próximos anos em termos de gestão é:


·         Equipes por projetos ─ o agrupamento de pessoas não será mais realizado por área como é hoje, mas sim por entregas;

 

·         Compartilhamento de informações ─ os dados internos serão visíveis a todos os colaboradores;

 

·         Trabalho remoto ─ o home office já está sendo largamente adotado para diminuição de custos e aumento da motivação dos colaboradores;

 

·         Ambientes virtuais amigáveis ─ ferramentas e soluções simples e rápidas de se utilizar;

 

·         Diversidade e multicultura ─ o home office permite a criação de equipes multiculturais ao redor do mundo;

 

·         Autogestão ─ permitir aos colaboradores administrarem suas próprias atividades;

 

·         Hierarquia horizontal ─ revisão da hierarquia tradicional com excesso de burocracia.

 

 

 

Modelos de gestão do passado e do futuro

Algumas empresas já visualizam o futuro e estão buscando novas estratégias e modelos de gestão mais enxutos para manterem-se competitivas e preparadas para o futuro. Os modelos utilizados no passado e atualmente difundidos para a maioria das empresas é constituído de uma hierarquia que dificulta a comunicação entre as áreas do negócio, além de aumentar significativamente a burocracia dos processos.

É preciso buscar alternativas que permitam um gerenciamento simples e conciso, sem a perda de tempo com atividades administrativas sem sentido e um excesso de documentação. Uma saída é a aplicação de metodologias ágeis no gerenciamento de empresas. Esses métodos, criados inicialmente para a simplificação do processo de desenvolvimento de software, podem ser também aplicados para a gestão de equipes e projetos.

As habilidades esperadas do trabalhador do futuro são:


·         Inteligência social ─ capacidade de sentir e estimular reações conectando-se às outras pessoas no ambiente;

 

·         Alfabetização transcultural ─ operar em diversos contextos culturais entendendo os conceitos em cada discipl

 

·         Pensamento analítico ─ manter um raciocínio baseado em informações e conhecimento;

 

·         Pensamento crítico ─ encontrar soluções e alternativas, tirar conclusões e ter novas abordagens acerca de problemas, por meio do uso da lógica e raciocínio;

 

·         Gerenciamento de informações ─ discernir informações relevantes e maximizar funções cognitivas;

 

·         Inteligência emocional ─ gestão emocional para lidar com situações e desafios complexos;

 

·         Mentalidade solucionadora ─ desenvolver atividades e tarefas com o intuito de atender aos resultados esperados;

 

·         Colaboração virtual ─ trabalhar buscando a produtividade de forma independente com o uso de ferramentas de colaboração virtual;

 

·         Gerenciamento de tempo ─ realizar a autogestão de suas tarefas mantendo a produtividade e prazos esperados;

 

·         Negociação ─ habilidades para negociar e conciliar conflitos e demais demandas.

 

Impacto da automação no mercado


automação tem impactado diretamente as relações de emprego no mercado. Isso porque essa nova realidade tem sido apontada por alguns como uma vilã ao extinguir uma grande quantidade de postos de trabalho na indústria e em outras áreas. Isso é em parte verdade, uma vez que determinadas profissões tendem a desaparecer com a popularização da automação. No entanto, novos postos de trabalho estão surgindo todos os dias e serão capazes de absorver toda a força produtiva que se capacitar para tal. 








Tiago Magnus - fundador do TransformaçãoDigital.com, uma iniciativa que busca fomentar e educar o mercado, além de guiar o processo de transformação digital das empresas brasileiras. Tiago atua há mais de 10 anos desenvolvendo projetos de Transformação Digital para marcas como Lenovo, Engie, Carmen Steffens, Mormaii, VTEX, Carrefour, Centauro, entre outras empresas e também é Diretor de Transformação Digital da ADVB/SC. Antes de fundar o TransformaçãoDigital.com, era sócio de um grupo de empresas no sul do Brasil.

TransformaçãoDigital.com


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