Os
funcionários são o coração de um empreendimento e precisam estar alinhados para
passar por todos os tipos de situações
Quem
mora em condomínio se sente mais seguro em diversas situações, como chegar
tarde em casa ou simplesmente deixar a casa sozinha. São câmeras, alarmes, monitoramento,
sensores, dentre outros, que contribuem para essa sensação. No entanto, a
maioria das ações criminosas que ocorrem em condomínios acontece por falha
humana — moradores ou porteiros despreparados.
Por
isso mesmo que o treinamento é de fundamental importância para esse tipo de
serviço. Quando um condomínio busca um profissional para esse cargo, precisa
ter em mente que ele deve ter tal preparação ou até o próprio condomínio arcar
com o investimento. Procurar e saber a respeito de cursos, trabalhar a gestão
de pessoas e a administração do local, é um pouco mais desgastante, além de não
se ter a certeza de que o profissional contratado passou ou passará pelo
aprendizado. Vale se certificar de que as empresas de serviços terceirizados
realmente possuem expertise no assunto e investem em treinamento acoplado aos
serviços que prestam.
O
treinamento é fundamental para ensinar como os prestadores de serviço do seu
condomínio devem agir — principalmente em ações adversas, como assaltos e
roubos. Mas ele não serve apenas para casos de segurança, englobando também os
serviços de limpeza e manutenção. Antes de mais nada é preciso entender que
cada empreendimento possui necessidades diferentes; portanto, o ideal é que um
consultor ajude a identificá-las para, a partir disso, aplicar o conteúdo em um
treinamento. Número de torres, localização e quantidade de apartamentos podem
influenciar nele. A personalização do projeto do serviço prestado é fundamental
para a efetividade do serviço.
O
treinamento pode ocorrer no local do trabalho — ou seja, no condomínio —, mas
pode também ser em um local externo, pois é previsível que seja necessário ter
conteúdos aliados com as práticas. O que se vê mais hoje em dia são
empreendimentos com regimentos internos pouco debatidos sobre isso e menos
ainda de cumprimento de normas, o que é um dos grandes pontos falhos.
O
treinamento não consiste apenas em saber o que fazer ou apenas abrir uma porta,
mas também é preciso que o funcionário desenvolva percepção, observação,
identificação de algo suspeito, resguardo de informações e boa conduta.
Eles
são também são agentes de segurança, são o coração do condomínio, polo de
concentração de todas as atividades. Tudo passa por eles. Portanto, na hora de
contratar é interessante contar com o auxílio de empresas de confiança no
mercado. Esses prestadores de serviço são treinados periodicamente — estando,
assim, preparados para atender às necessidades do condomínio.
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