terça-feira, 29 de maio de 2018

Portaria autoriza circulação de caminhões com combustíveis em horário integral na cidade de São Paulo

Medida visa garantir a normalização do abastecimento de combustível na capital e irá valer por 60 dias


A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes irá publicar, nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da Cidade, a portaria 062/18 que autoriza a circulação de caminhões, com até três eixos traseiros, com combustíveis e derivados em horário integral na cidade de São Paulo. Pelas regras, que passam a valer a partir da data da publicação, os veículos transportando esse tipo de carga poderão circular, em qualquer horário, nas marginais Tietê e Pinheiros e nas vias que compõem o Minianel Viário, e o Centro Expandido e a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC). Pelas regras atuais, esses veículos estão proibidos de circular das 5h às 10h e das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no Minianel Viário e no Centro Expandido.

A medida, que atende o pleito da categoria, visa garantir a normalização do abastecimento de combustível na cidade de São Paulo e irá valer por 60 dias. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes trabalha para concluir o novo Plano Diretor de Transportes de Cargas da cidade de São Paulo, que conta com o envolvimento das entidades do setor.

Por determinação do prefeito Bruno Covas, a decisão anunciada hoje foi tomada após conversas de integrantes da Secretaria, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e com Norival de Almeida Silva, presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo e da Federação dos Transportadores Autônomos de Bens do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo segue trabalhando para conseguir a recomposição dos estoques de combustível e a manutenção dos serviços essenciais ofertados à população da capital. Está garantido o abastecimento para as frotas municipais para esta quarta-feira (30).

Uma das medidas definidas nesta terça-feira (29) pelo Comitê de Gerenciamento de Crise é que o número de equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para escoltas de caminhões que abastecem postos de combustível na capital será ampliado de 43 para 83. Profissionais da guarda que estavam de folga também foram convocados a trabalhar. A GCM fez 72 escoltas para 300 caminhões de combustível durante esta segunda-feira (28).

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) disponibilizou 16 postos de combustíveis exclusivamente para atender a administração municipal. Assim, estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Assistência Social e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Serviços essenciais que não são prestados pela Prefeitura também estão sendo monitorados pelo Comitê de Crise. Os postos de combustível disponibilizados pelo Sincopetro foram liberados para a Eletropaulo e a Comgás. A Prefeitura também mantém contato com hospitais particulares, supermercados e outros serviços privados.

Como medida de prevenção a uma possível greve dos petroleiros, a Prefeitura irá ingressar com uma ação na Justiça para que o sindicato responsável seja obrigado a manter o fornecimento de combustível para os serviços essenciais no município, sob pena de multa.



TRANSPORTES

A SPTrans informa que o sistema municipal de transporte coletivo público deve operar nesta quarta-feira (30) entre 60 e 70% da frota de ônibus.

Durante o início da manhã desta terça-feira (29), às 8h, as empresas conseguiram circular com 67% da frota programada. As linhas de trólebus operaram com a frota máxima, assim como as vans do serviço Atende +. No entrepico, a SPTrans autorizou as empresas de ônibus a rodar com 60% dos veículos, para garantir o atendimento no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 68% da frota prevista circulando.

Devido às manifestações dos caminhoneiros e diante do estado de emergência decretado na Cidade de São Paulo, as empresas operadoras ficam autorizadas a operarem as Linhas Noturnas sob sua responsabilidade, a partir das 00h00, com 50% da frota, equivalendo a intervalos dobrados.


RODÍZIO DE VEÍCULOS

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá manter o rodízio municipal suspenso para veículos e caminhões durante toda a semana. A CET reforça que os agentes de trânsito foram orientados a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro, onde não prejudique o trânsito.

Conforme decreto do prefeito Bruno Covas, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) foi liberada durante toda a semana para garantir o abastecimento de serviços essenciais.


SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a realização de cirurgias eletivas será normalizada nesta quarta-feira (30) em todas as unidades da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM). A remoção de pacientes para exames também será restabelecida. Já os exames de rotinas feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), não serão realizados.

Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) continua realizando abastecimento dos veículos em postos de combustível descentralizados, o que tem garantido o atendimento regular da demanda.

A Prefeitura segue empenhada em buscar soluções para o desabastecimento de combustível e, assim, normalizar o atendimento no menor tempo possível.


EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas da rede municipal de São Paulo funcionam amanhã, quarta-feira (30). A Pasta e seu quadro de servidores têm se empenhado para garantir o atendimento das crianças em toda a cidade. Nesta terça-feira, foi registrada a presença de 91% dos professores e de 52% dos alunos.

Para a merenda escolar, foram feitas escoltas de oito caminhões desde Jacareí e 13 de São Bernardo do Campo até São Paulo. Também foi providenciado combustível para 62 veículos de distribuição de alimentos. Com estes 83 caminhões, foi possível complementar os estoques das escolas com itens não perecíveis, como arroz, macarrão, biscoito e flocos de milho, além de carne, frango e peixe. Para amanhã, está prevista a escolta de leite do programa Leve Leite, entre outros produtos. 


COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO

A coleta de lixo domiciliar opera normalmente. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos.

Os Ecopontos serão reabertos nesta quarta-feira (30). Os serviços de varrição de vias e logradouros acontecem normalmente. A Prefeitura pede à população que mantenha em suas residências, na medida do possível, os resíduos recicláveis até a normalização do serviço.


SERVIÇO FUNERÁRIO

O serviço segue funcionando normalmente nesta quarta-feira (30) após o reabastecimento dos veículos nos postos disponibilizados pelo Sincopetro. O serviço conta com o estoque de urnas funerárias que garantem o atendimento por 15 dias.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

As cerca de 350 mil refeições que são distribuídas diariamente nos equipamentos sociais da cidade para famílias em situação de vulnerabilidade social estão garantidas por mais uma semana.


REDE DE ABASTECIMENTO

Feiras livres e sacolões estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). A partir desta quarta-feira, as feiras voltam aos locais descentralizados por uma opção dos feirantes.

O Comitê também faz o acompanhamento de possíveis problemas de abastecimento em hospitais e farmácias privadas, ampliando o leque de atenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário