Relatório de Tendências Globais da Sodexo 2018 revela
quais os fatores mais críticos que afetam os colaboradorese empregadores
ao redor do mundo
Nos últimos anos, muito se tem falado sobre a importância e o impacto do
local de trabalho na vida dos colaboradores e como este tipo de percepção
impacta na produtividade e desempenho dos profissionais ao redor do mundo.
Neste contexto, a Sodexo, líder mundial em Serviços de
Qualidade de Vida, acaba de divulgar seu Relatório de Tendências Globais de
Ambientes de Trabalho 2018, que aponta quais os fatores mais críticos que
afetam os colaboradores e empregadores em diversos países e mostra que a
inteligência coletiva, a internet das coisas e a economia compartilhada estão
reescrevendo as regras do jogo, no que diz respeito ao mundo corporativo.
O levantamento funciona como uma ferramenta para os empregadores, a fim de
impulsionar o sucesso de seus colaboradores, mostrando os fatores mais críticos
que afetam o futuro profissional e demonstrando como uma experiência melhorada
no local de trabalho é fundamental para aumentar o desempenho das empresas e,
em última análise, levar a um melhor envolvimento dos colaboradores.
Para Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site e vice-presidente de RH da
divisão no Brasil, este tipo de mapeamento do ambiente de trabalho é
imprescindível para a companhia, que tem
atuado continuamente para oferecer Qualidade de Vida em todos os seus
serviços e processos internos. “Acreditamos que nossos colaboradores são a
essência de nossa trajetória de sucesso e, neste sentido, compreender o
ambiente de trabalho que os cerca, impulsiona nossas ações em prol do maior
engajamento da equipe”, explica Dutra.
Já para Rogério Bragherolli, vice-presidente de Recursos Humanos da Sodexo
Benefícios e Incentivos, o relatório é fundamental para que os líderes empresariais
possam compreender os fatores que moldarão o local de trabalho do futuro. “A
Sodexo investe globalmente em pesquisas que ajudam a compreender os impactos da
qualidade de vida no trabalho. O estudo revela como a tecnologia e as novas
gerações estão transformando a experiência dos ambientes de trabalho e
revolucionando a relação entre empregador e empregado por todo o mundo. Este é
o momento de reestruturar a forma como fazemos a gestão do capital humano nas
organizações para fortalecer a integração da vida pessoal e profissional dos
colaboradores e melhorar sua produtividade”, explica o executivo.
O relatório deste ano concentra-se em sete tópicos
interligados com um tema unificador: a necessidade de inteligência coletiva em
todos os espaços do local de trabalho. Os destaques levantamento são:
Preparando-se para a Geração Z: com altas
expectativas em torno da tecnologia e flexibilidade, enquanto presta muita
atenção ao bem-estar e qualidade de vida, a Geração Z está reformulando o local
de trabalho de maneiras novas e empolgantes para todas as gerações.
Criando o local
de trabalho emocionalmente inteligente: atualmente, a inteligência emocional tornou-se uma
habilidade básica para organizações e para líderes de alto desempenho. O local
de trabalho em si pode ser emocionalmente inteligente - permitindo que as
pessoas tragam seu espectro completo de emoções para o trabalho e alinhem suas
necessidades e motivações humanas fundamentais.
Reimaginar os
recursos na economia compartilhada: as organizações com visão de futuro estão redefinindo seus modelos de
negócios para alavancar os benefícios da economia compartilhada.
Movendo a agulha
do equilíbrio de gênero: para criar um
local de trabalho inteligente em termos de gênero, as empresas devem examinar
as barreiras que estão retendo as mulheres e implementar uma transformação
cultural impulsionada por líderes inclusivos.
Gestão de
capital humano 3.0: o Human
Capital Management (HCM) 3.0 está reunindo todas as diferentes
tecnologias e programas (aprendizado, reconhecimento, bem-estar) para
transformar a experiência de trabalho em experiência de vida. A HCM visa ajudar
as organizações a terem o melhor desempenho.
Colaboradores: nova mudança para responsabilidade
corporativa:oOs colaboradores são agora os principais interessados quando se trata de moldar as estratégias de RC. É importante que as empresas dêem voz à sua força de trabalho, capacitando-a a se sentir satisfeita,
enquanto trabalham para um futuro melhor para todos.
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