Especialista
conta que o crescimento mundial do serviço é reflexo de uma busca de
aprimoramento pessoal e profissional
Um mercado em expansão, tanto no cenário mundial
quanto nacional, o Coaching tem chamado muita atenção de quem está em busca de
uma primeira ou segunda carreira. No Brasil, a contratação desses profissionais teve um aumento de 30% em 2016, segundo
uma pesquisa realizada pela International Coach Federation (ICF).
Para Leila Arruda, Coach de alta performance
licenciada pela LeaderArt International, o crescimento da procura é devido à
uma preocupação em atingir metas pessoais e profissionais.
“Com a crescente presença da tecnologia no nosso
dia a dia, as pessoas se colocam em uma redoma de vidro e apresentam apenas o
que acham que deve ser visto. Existe uma carência da verdade, uma necessidade
de direcionamento profissional para alcançar os objetivos, fora dos posts
motivacionais das redes sociais e dentro de uma metodologia a que funciona. ”,
explica a Coach.
No
cenário mundial, essa é uma carreira consolidada, com formação e
regulamentação, além de uma demanda cada vez maior. A pesquisa da ICF revelou que o mercado de coaching possui cerca de 53
mil profissionais em todo mundo.
Nos Estados Unidos, esse mercado
movimenta US$ 3 bilhões ao ano, segundo a Association of Executive Search and
Leadership Consultants (AESC). Também de acordo com a pesquisa, a grande
maioria das empresas estadunidenses (93%) já aderiu ao serviço, e 51% dos
executivos acreditam que o coaching é uma ferramenta fundamental para continuar
relevante para as companhias.
O sucesso na visão empresarial vem
do aprimoramento. De acordo com a Leila, após o processo de coach, as pessoas
ficam mais analíticas e flexíveis: “Diferente do consultor, o coach não resolve
o problema, ele faz o próprio cliente resolver. Assim, quando surgir um novo
desafio ou objetivo, ele vai saber lidar sem contratação de terceiros, ficando verdadeiramente
mais próximo de quem quer ser.”
Mesmo já consolidada lá fora, o serviço ainda está
em ascensão no mercado brasileiro, e é considerado uma “profissão do futuro”,
ou seja, um setor que vale a pena o investimento.
Por isso, a SEMrush, plataforma de marketing
digital, realizou um levantamento sobre quais as profissões do futuro foram
mais pesquisadas na internet nos últimos seis meses. O termo “Coach” despontou
em primeiro lugar na lista, com média mensal de 370 mil buscas.
“O brasileiro demorou para buscar o serviço pois
naturalmente tem uma dificuldade de se responsabilizar pelos próprios atos. A
metodologia do Coach costuma diminuir a mania de colocar a culpa nos outros e incentiva
autoconhecimento. ”, conta a especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário