sexta-feira, 27 de abril de 2018

Setores privado e filantrópico se engajam em grande movimento por saúde sexual e reprodutiva


Bayer, MSD, Reckitt Benckiser, Semina e o Instituto Ethos já aderiram à aliança. O movimento por saúde sexual e reprodutiva traz mulheres e jovens para o centro do debate


Organizações do setor privado e organizações filantrópicas, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com apoio da Embaixada dos Países Baixos, lançam, em abril, amplo movimento nacional em prol da saúde sexual, reprodutiva e direitos, que coloca as mulheres e adolescentes brasileiras no centro do debate.

O objetivo da parceria público-privada é envolver e reunir órgãos que já realizavam ações isoladamente para oferecer mais técnicas e recursos para construção de diálogos com mulheres e jovens sobre temas que impactam diretamente na vida das famílias brasileiras.

A primeira grande ação da Aliança pela saúde e pelos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil é a campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro. Inspirada na ação global "She Decides", a campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro pretende mobilizar em todo o país ações de apoio e empoderamento das mulheres e adolescentes para tomar decisões autônomas sobre sua sexualidade – sobre engravidar ou não, quando e quantos filhos ter e sobre como vivenciar a maternidade.

Para criar ainda mais engajamento e alcançar especialmente as mulheres jovens, a campanha convidou as atrizes Juliana Alves e Bella Piero, além das youtubers Gabi Oliveira (DePretas) e Julia Tolezano, a Jout Jout, que prontamente atenderam ao pedido e já estão nas peças da campanha que em poucos dias chega às ruas e a internet.


A iniciativa busca promover especialmente três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o ODS 3, que busca assegurar vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades; o ODS 5, que defende a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e jovens; e o ODS 17, que indica o fortalecimento parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.

"As mulheres são centrais nesse debate porque é sobre o corpo delas que os efeitos da desinformação e da discriminação de gênero recaem de forma muito mais impactante e com consequências para toda a sociedade. Por isso, é fundamental que as mulheres brasileiras decidam seu presente e seu futuro”, afirma Jaime Nadal, representante do UNFPA no Brasil.

Os altos índices de gestações não planejadas, de mortes em decorrência de complicações durante a gravidez, o parto e o pós-parto (morte materna) e a elevação da incidência de infecções sexualmente transmissíveis demonstram a urgência do envolvimento de toda a sociedade para fazer frente ao problema. 

Dados da pesquisa Nascer no Brasil, da Fiocruz, revelam que aproximadamente 30% das mulheres que deram à luz em hospitais selecionados disseram que não desejaram a gestação atual. No Brasil, ainda conforme a Fiocruz, a cada 100 mil bebês nascidos vivos, 143 mães morriam antes de 1990. Esse número caiu consideravelmente entre 1990 e 2015, mas, seguiu elevado e preocupante: para o mesmo número de bebês nascidos vivos, 61 mulheres vieram a óbito em 2015.
Para Amaila De La Torre, gerente de Public Affairs da Bayer, a campanha sobre saúde sexual e reprodutiva amplia o debate sobre o tema, buscando compreender contextos e suas implicações nas trajetórias de vida de mulheres e jovens.

“Os índices de gravidez não planejada são preocupantes, principalmente na adolescência. Então é importante desenvolver ações para facilitar o acesso à informação e à saúde dessas jovens. Iniciativas que reforcem o empoderamento feminino para equidade de gênero são ferramentas que contribuem para que jovens consigam trabalhar em seus projetos de vida, ou seja, que fiquem mais tempo na escola para, futuramente, terem independência econômica”, explica Amaila.






Sobre a UNFPA
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência da ONU especializada em demografia, juventude e saúde sexual e reprodutiva. O UNFPA promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades. Também apoia os países na utilização de dados sociodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza. O UNFPA trabalha para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros e toda pessoa jovem alcance seu pleno potencial.


Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências em Ciências da Vida nas áreas de agricultura e cuidados com a saúde humana e animal. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2017, o Grupo empregou cerca de 99 mil pessoas e obteve vendas de € 35 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2.4 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4.5 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

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