Pesquisa da Randstad
Sourceright mostra que 62% das empresas
brasileiras planejam aumentar o orçamento para melhoria da experiência do
candidato
Com
objetivo de aumentar os esforços para melhorar a experiência no local de
trabalho, 94% dos
empregadores brasileiros acreditam que uma experiência
positiva é fundamental para atrair e engajar talentos. De acordo
com o relatório anual Talent
Trends, da Randstad Sourceright, realizado com mais de 800
executivos sêniores e líderes de recursos humanos no mundo, 51% dos
líderes de talentos do Brasil planejam aumentar a verba destinada à melhoria da
experiência do local de trabalho. Além disso, 62% aumentarão o orçamento
destinado à melhoria da experiência do candidato.
Para
86% dos líderes do país, o objetivo da estratégia de talento é ter impacto
mensurável e, para 78%, a estratégia de aquisição de talento está mais
relacionada à criação de valor total para a companhia do que à economia de
custos. “As empresas brasileiras perceberam que o candidato qualificado não
avalia mais uma proposta somente pelo cargo ou salário. O talento atual, que é
disputado pelas empresas, quer se identificar com a cultura de
empresa que trabalha, ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e quer
um ambiente que o desafie”, explica Pavel Kerkis, diretor
da Randstad Sourceright.
Novas
demandas exigem novas abordagens. Por isso, para encontrar o melhor candidato
para cada vaga, as empresas têm adotado ferramentas tecnológicas para a
realização do processo de recrutamento. Para 94% dos líderes de RH brasileiros,
a tecnologia aumenta a atração, o engajamento e a retenção
de talentos – e 78% também percebe que a tecnologia
tornou o recrutamento mais simples e eficiente. Em relação ao uso na
tomada de decisões mais inteligentes, 90% afirma que a tecnologia
ajuda e que os dados preditivos são os que mais recebem
investimentos.
Para
Pavel, a lógica é simples. “As empresas querem escolher o melhor talento para compor
seu time. Isso inclui ser alguém, não só com as capacitações necessárias, mas
alinhado à cultura e estratégia de negócio da empresa. Nesse
sentido, a inteligência artificial permite coleta de novas
informações que afinam a busca pela pessoa certa”, explica. Porém, o
benefício não é só da empresa. “Os profissionais que estão passando pelo
processo seletivo também ganham, já que para a empresa encontrar o candidato
ideal, ela precisa transmitir o máximo de seus valores. Esse é o momento que o
candidato pode colher informações e avaliar se ele combina com aquele
empregador”, orienta.
Para
enfrentar um mercado de trabalho acirrado, as
empresas precisarão seguir uma
estratégia diversificada de contratação, que incentive os
funcionários com melhor desempenho, enquanto atrai
os talentos difíceis de serem encontrados de
forma eficiente.
Principais
Resultados do 2018 Talent Trends Report – Recorte Brasil
Tecnologia
de RH:
- 94% dos líderes de RH brasileiros acredita que a tecnologia aumenta a atração, o engajamento e a retenção de talentos
- 78% percebe que a tecnologia tornou o recrutamento mais simples e eficiente.
- 90% afirma que a tecnologia ajuda em tomadas de decisões mais inteligentes
- 90% afirma que os dados preditivos são os que mais recebem investimentos
Experiência
do candidato:
- 94% dos empregadores brasileiros acredita que uma experiência positiva é fundamental para atrair e engajar talentos
- 51% dos líderes de talentos do Brasil planeja aumentar a verba destinada à melhoria da experiência do local de trabalho
- 62% aumentarão o orçamento destinado à melhoria da experiência do candidato.
- 10% planejam fornecer treinamento ou requalificação para funcionários nos próximos doze meses
Negócios:
- 86% dos líderes do país dizem que o objetivo da estratégia de talento é ter impacto mensurável no negócio
- 78% acredita que a estratégia de aquisição de talento está mais relacionada à criação de valor total para a companhia do que à economia de custos
Adoção
da automação:
11% das empresas planejam ampliar a automação e a robótica nos
próximos 12 meses.
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