terça-feira, 17 de abril de 2018

Menos desperdício, mais alimentos


A nova campanha do CFN pretende incentivar o consumo consciente e sustentável, adequado às necessidades de cada indivíduo ou grupo social. Estima-se que o Brasil descarta mais de 40 milhões de toneladas de alimentos por ano. 



Há quem questione os números, mas eles servem como alerta para evitar o aumento de resíduos e a falta de comida saudável na mesa.

O desperdício de alimentos ocorre em todas as etapas, da produção ao consumo. O meio ambiente e a dinâmica socioeconômica sofrem com as falhas no processo de colheita, acondicionamento malfeito, rodovias em condições inadequadas, estocagens em armazéns e silos impróprios, dificuldades na logística de abastecimento e de acesso ao consumidor.

Entre as causas que geram grandes perdas, estão problemas de infraestrutura e manuseio no campo; cargas e embalagens que danificam, expulsam e deixam os alimentos mais maduros; apodrecimento por conta da superprodução; deficiência gerencial nos centros varejistas e atacadistas; feiras e supermercados com bancas e expositores impróprios, sem refrigeração adequada.

O desperdício também ocorre pela falta de planejamento das compras, pelo armazenamento inadequado em nossas casas e quando não se aproveita partes dos alimentos que são próprias para o consumo. Algumas dicas para comprar, conservar e aproveitar:


COMPRAR

- Tome cuidado ao manusear as hortaliças. Não se deve pôr itens mais pesados em cima delas;

- Vá ao mercado com mais frequência para evitar grandes estoques em casa;

- Compre de produtores locais.


CONSERVAR

- Armazene corretamente os alimentos. Existem hortaliças que devem ser mantidas em ambientes secos e arejados. Outras, guardadas na geladeira. Congelar alimentos também é uma opção caso vá demorar a consumi-los.;

- Antes de armazenar, limpe o alimento e remova as partes escuras, podres ou danificadas;

- Algumas hortaliças devem ser lavadas antes de refrigeradas. Outras, somente quando forem consumidas.


APROVEITAR

- Há deliciosas receitas com talos, folhas de verduras, cascas de frutas e legumes orgânicos;

- Use as sobras limpas de refeições anteriores. Sugestão: faça farofas, sopas, tortas ou mexidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário