quarta-feira, 25 de abril de 2018

Contribuinte deve ficar atento às isenções do Imposto de Renda


Instituto de Estudos Tributários faz alerta para população na hora de prestar contas ao leão

Para o Instituto de Estudos Tributários – IET, o contribuinte deve ficar atento às isenções na hora de prestar as contas com o leão. Uma lista com exemplos de valores isentos de tributação aponta os casos em que é possível não ser cobrado o imposto e pode ser consultada no site da Receita Federal.

 Contudo, ainda há muitas dúvidas por parte do contribuinte que acabam o impactando financeiramente. “Geralmente as pessoas fazem a declaração e acabam selecionando a opção errada, pagando imposto sobre o que não se deve”, analisa o presidente da entidade, Pedro Adamy.

Enfermidades graves como câncer, reposição da aposentadoria, resgate do FGTS, são alguns dos casos em que há isenção do imposto. “A maioria dos contribuintes não tem conhecimento sobre as isenções legais e acaba pagamento mais imposto do que deve. Em alguns casos, tais isenções beneficiam pessoas com renda mais baixa, que poderiam fazer bom uso desses recursos”, explica o especialista em direito tributário.

De acordo com dados da Receita Federal, até o momento mais de 8 milhões de declarações do IRPF já foram feitas neste ano. A expectativa é de que mais de 28 milhões de contribuintes declarem até o término do prazo, em 30 de abril. Para quem recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2017 deve ficar atento, pois a multa para quem não declarar varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido.

Confira alguns casos de rendimentos isentos abaixo:

- 1/3 das férias;

- Rendimentos da poupança;

- doações e heranças;

- despesas médicas, devidamente comprovadas;

- indenizações por acidentes do trabalho;

- licença-prêmio;

- restituição do imposto de renda;

- salário-família;

- apólices de seguro;

- despesas com educação, até o limite legal;
- seguro-desemprego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário