Com as
consequências do aquecimento global cada vez mais presentes em nosso dia a dia,
as questões climáticas deixaram de estar relacionadas apenas ao meio ambiente e
passaram a ser um grande desafio no âmbito da política e da economia mundial -
além, é claro, de envolver toda a sociedade. Atentos a isso e em busca de
manter o aumento da temperatura média mundial abaixo de 2°C, quase 200 países
assinaram, em dezembro de 2015, o Acordo de Paris.
Entre os
signatários, está o Brasil, sétimo maior emissor de gases de efeito estufa
(GEEs) do planeta, que tem a meta de reduzir em 37% as suas emissões até 2025.
De acordo com o levantamento “Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de
Gases de Efeito Estufa (SEEG)”, realizado pelo Observatório do Clima (OC), o
setor de Uso da Terra e da Floresta – representado, sobretudo, pelas queimadas
e pelo desmatamento de biomas como a Amazônia e o Cerrado - emite 51% dos
GEEs em nosso país.
Agora,
fica o questionamento: como as empresas podem contribuir para reverter esse
cenário? A resposta é uma só: é fundamental que coloquem em prática o conceito
de sustentabilidade. Ou seja, de forma transversal, elas precisam tornar essa
questão uma rotina nos negócios; engajar os colaboradores, clientes e
fornecedores; alinhar todos os processos internos, desde a matéria-prima,
passando pela produção e o transporte, até o descarte - para que o impacto
seja o menor possível; investir em tecnologia e capacitação; e, por
fim, incluir no planejamento a mensuração de resultados sociais e ambientais.
Além
dessas atitudes internas, é importante também que a iniciativa privada
estabeleça parcerias com ONGs e institutos, que possam agregar diferentes
expertises. Outra medida interessante é buscar certificações de entidades
competentes, capazes de atestar de forma confiável os impactos das políticas e
ações ligadas à sustentabilidade e muito úteis como ferramentas de gestão, já
que podem sistematizar os processos organizacionais.
Todos
esses aspectos podem ser aplicados em empresas de qualquer área de atuação.
Agora, vou entrar no mérito da indústria alimentícia, uma vez que o atual
modelo de produção de alimentos usualmente praticado no Brasil também traz
consequências negativas à biodiversidade e ao clima. Além do desmatamento, dito
como necessário para o crescimento do setor, os insumos agrícolas aplicados de
maneira inadequada prejudicam os ecossistemas, a saúde humana e comprometem
o recurso hídrico muitas vezes já escasso.
Para
combater essa realidade, as companhias da indústria de alimentos precisam
incentivar os sistemas produtivos mais eficientes e orgânicos, utilizar
integralmente determinados frutos, desde a polpa até as sementes (as quais
geram ingredientes riquíssimos em sabor e nutrientes), incentivar o
empreendedorismo de comunidades que produzem no campo e fomentar os sistemas
que utilizem os produtos da floresta em pé ou até promovam o reflorestamento.
Dessa maneira, é possível gerar riqueza em vários sentidos e conectar as
necessidades globais à demanda dos consumidores.
Thaís Hiramoto - especialista em
sustentabilidade da Concepta Ingredients, Unidade de Negócio do Grupo Sabará
que se dedica ao desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco
nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica
veterinária.
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