Juli, bot da E.life criado para pesquisas quantitativas na plataforma
Facebook Messenger, foi usada para compreender as diferenças de cuidados que
mulheres de diversos perfis têm com seus cabelos. A metodologia para a
aplicação do estudo foi um questionário estruturado via Facebook Bot com
segmentação de entrevistas por meio de mídia e questionário de filtro. A
amostra é de 147 respondentes. Veja abaixo as descobertas da pesquisa:
Mulheres lavam os cabelos pela manhã:
Para 63% das respondentes, a lavagem dos cabelos acontece pela manhã, sendo que mulheres com mais idade apresentam comportamento mais dividido, com uma inversão do cenário e 63% delas preferindo lavar os cabelos à noite.
Outro fator importante na escolha do horário de lavagem é a textura dos fios: pessoas com cabelos cacheados e ondulados concentram mais lavagens pela manhã (82% das cacheadas declaram preferir o horário). O número pode ter influência do papel que a secagem dos cabelos tem no resultado final de cabelos com estas texturas. Lavá-los de manhã garante secagem natural, que tende a gerar melhores resultados.
A frequência de lavagem varia de acordo com o perfil:
Ao contrário do horário em que se lavam os cabelos, não é possível se falar em um padrão geral sobre frequência de lavagem, apresentando a mesma questão resultados bastante divididos.
Todavia, alguns fatores acabam por influenciar este comportamento. Pessoas mais velhas, por exemplo, tendem a lavar o cabelo com mais frequência do que aquelas mais jovens. Enquanto 69% das respondentes de menos de 21 anos declaram lavar os cabelos menos de 3 vezes por semana (contra 8% entre aquelas com 40 anos ou mais), apenas 31% das mulheres mais jovens relataram o fazer mais de 3 vezes (contra 26% após a faixa dos 40).
Outro fator de influência é a textura e o grau de oleosidade do cabelo. Pessoas com as curvas dos fios mais fechadas - como as de cabelos crespos, tendem a lavar o cabelo com menor frequência do que aquelas de cabelos lisos (64% das crespas lavam até três vezes por semana contra 33% das lisas). Este tipo de cabelo também tende a ser mais seco, o que não só demanda menos lavagens como ficam ressecados com o excesso delas.
Quando tratamos do grau de oleosidade, 59% das mulheres de cabelos secos lavam os fios até três vezes por semana, contra 29% para a mesma frequência entre as mulheres de fios oleosos.
Mulheres de cabelos lisos demandam mais profissionais:
Embora a maioria das mulheres cuide sozinha do seu cabelo no dia a dia (74% relataram dispensar os trabalhos de um profissional), alguns fatores influenciam esta opção. Mulheres de cabelos crespos ou cacheados, por exemplo, são mais independentes e 90% delas dispensa os cuidados de um cabeleireiro. Entre as lisas, este índice é de apenas 50%.
A demanda por atenção especializada também aumenta gradativamente com a idade. Enquanto 83% daquelas com menos de 21 anos relatam dispensar profissionais, apenas 50% daquelas com 40 ou mais anos abrem mão de especialistas. Assim como mulheres mais jovens, aquelas de cabelos mais secos também são mais independentes, com 81% declarando cuidar sozinhas de seus próprios fios.
A mulheres complementam os tratamentos em suas casas:
47% das entrevistadas disseram já ter experimentado ou usar algum tipo de tratamento caseiro, sendo que os que mais se destacam são óleo de coco, usado por 27% das respondentes e mel, com 15% de aderência.
Fonte: www.slideshare.net/Elife2009/hbitos-e-cuidados-capilares-das-consumidoras-brasileiras-resultados-finais-83562440
Nenhum comentário:
Postar um comentário