Psicopedagoga
especialista em educação fala sobre essas brincadeiras e seus benefícios para
os pequenos
O ato de brincar tem um papel fundamental para o crescimento
biopsicossocial das crianças. É nesse momento que elas se desenvolvem, exploram
características de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e
elaboram o mundo exterior a partir de seu campo de visão. Para Ana Regina
Caminha Braga, psicopedagoga especialista em educação e educação especial, a
criança precisa experimentar, ousar, tentar e conviver com as mais diversas
situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos e com o meio.
E para te ajudar nessa tarefa, a especialista separou cinco brincadeiras bem
tradicionais que podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos.
Stop – Separem canetas e folhas de
papel. Agora escolham as categorias, por exemplo, nome, animal, cor e frutas.
Façam uma tabela com colunas e coloquem uma categoria em cada uma delas. Todos
reunidos é vez de falar “o stop” e cada um coloca a mão com quantos dedos
quiser (um, dois, cinco). O número total é a letra do alfabeto da jogada (13
equivale a letra M). Todos escrevem em suas tabelas, o mais rápido possível,
palavras que comecem com a letra escolhida e se encaixem naquela categoria.
Quem terminar de prenncher primeiro diz “stop” e todos param. Feito isso, é só
contabilizar 5 pontos para palavras repetidas e 10 pontos para palavras
diferentes. Vence quem tiver o maior número de pontos ao final da tabela. Palavra
da especialista: Stop é um clássico. Brincando você trabalha a interação e
a comunicação. Você ajuda a criança a desenvolver habilidades como raciocínio,
memória, agilidade, espírito de competição e liderança.
Amarelinha – Joga, pula,
agacha e pega a pedrinha! Tudo isso sem pisar na linha, é claro. Para brincar
de amarelinha, desenhe um caminho no chão e divida-o em casas numeradas de 1 a
10. Jogue a pedrinha em ordem numérica, primeiro o 1, depois o 2 e assim por
diante – vale lembrar que a criança não pode pisar na casinha que estiver com a
pedrinha – ela deve pular, sem pisar nas linhas, até o final do trajeto. Ao
chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a
pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O
participante não pode pisar, perder o equilíbrio ou jogar a pedra na risca nem
atirá-la fora da risca. Se isso acontecer, ele volta para o início. Vence quem
completar o caminho primeiro. Palavra da especialista: Com a amarelinha,
a criança trabalhada a questão de lateralidade, seu equilíbrio, a matemática, a
lógica e a compreensão do que deve ser feito.
Passa Anel – Tudo que você vai precisar aqui
é de um anel e um espaço para sentar com os pequenos. Para começar o jogo, uma criança fica com o anel, enquanto as outras do
grupo se sentam uma ao lado da outra com os braços apoiados no colo e com a
palma das mãos unidas. A criança com o anel, deve passa-lo entre a palma das
mãos dos amiguinhos. Quando resolve parar, abre as mãos mostrando que estão
vazias e pergunta para um dos participantes: "Com quem está o anel?".
Se ele acertar, será o próximo a passar. Se errar, quem recebeu o anel é quem
passa. Palavra da especialista: Com essa brincadeira as crianças desenvolvem o
trabalho em equipe, além do respeito ao próximo, já que ele tem que esperar a
resposta e a participação de cada colega.
Bolinha de gude – Para brincar
de bolinhas de gude, primeiro, cava-se um buraquinho, conhecido como poça. Ao
acertar a bolinha dentro do buraco, o participante ganha o direito de lançar
sua bolinha contra as dos adversários. As bolinhas atingidas são conquistadas.
Se errar, a vez passa para o próximo. O jogo acaba quando um participante
conseguir pegar todas as bolinhas do adversário. Palavra da especialista:
Aqui a criança aborda questões de lateralidade já que o objetivo do jogo é
acertar as bolinhas no buraquinho cavado, envolve um pouco das habilidades
matemáticas para somar ou subtrair as bolas. Conhecer o momento em que ganhou e
perdeu no jogo.
Pular elástico – Essa brincadeira é clássica,
e vai ficando mais difícil com a altura, que começa nos calcanhares e vai até o
pescoço. O ideal é que duas crianças fiquem 2 metros afastadas uma da outra,
enquanto a outra se posiciona no centro do elástico para fazer todos os
movimentos da cantiga. Pode pular com os dois pés em cima do elástico, com os
dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro. Se errar, o
participante troca de posição com um dos colegas que estão segurando o
elástico, vence que conseguir pular mais alto. Palavra da especialista:
Essa brincadeira ajuda os pequenos a trabalhar
com os movimentos do corpo, mobilidade e flexibilidade, além de servir como um
exercício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário