Inteligência artificial, realidade virtual, Big
Data e Internet das Coisas são recursos que já podem ser explorados por
empresas brasileiras de pequeno porte. Pensando nisso, a escola digital de
empreendedorismo meuSucesso.com lança no próximo dia 27 de novembro, em São
Paulo, o documentário Trends (tendências, em inglês) em que trará conhecimento
para os empreendedores brasileiros explorarem estas tecnologias. Enquanto isso,
o meuSucesso explica quais são os principais usos destes conceitos. Confira:
Inteligência artificial
Conceito que remete aos filmes de ficção
científica, a inteligência artificial tem aplicações muito mais práticas do que
costumamos pensar. Ela é a responsável por gerenciar chatbots de atendimento ao
público, que poupam tempo e investimentos em uma ampla infraestrutura de
atendimento ao cliente. Muitas empresas trabalham apenas oferecendo esse
recurso para e-commerces.
Internet das coisas
Se os planos do governo não atrasarem, até o fim do
ano será lançado o Plano Nacional de Internet das Coisas, que prevê que este
mercado pode gerar US$ 200 bilhões para o Brasil em 2025. Além de aplicações
para controle agrícola e produção industrial customizada, a Internet das Coisas
também possibilitará o controle de pessoas em comércios indo além da simples
contagem de clientes, gerando dados sobre vendas, eficácia das campanhas de
marketing e merchandising, entre outros itens que se queira gerenciar. Para
isso, a tecnologia permite que um sensor se conecte a outro dispositivo, por
meio da internet, e passe a gerar dados em tempo real.
Realidade virtual
Neste campo, há muitas empresas também trabalhando
para gerar produtos de realidade virtual para outras empresas. Com este
recurso, é possível criar um mundo imersivo para atrair o cliente, como um
evento ou até mesmo uma visita às instalações de sua empresa.
Big Data
Compras baseadas em gostos pessoais são vendas que
podem ser previstas. Para pequenos e médios comerciantes, por exemplo, esse
tipo de informação se torna vital para análise e condução dos negócios. Quando
essas análises são associadas a ferramentas automatizadas, como as já existentes
em sites de venda, por exemplo, os resultados preditivos são mais assertivos.
E-commerces em que é possível vender produtos e contar com a indicação de
outros semelhantes para os clientes, por exemplo, são uma ferramenta
interessante para quem está começando ou tem um negócio de médio porte.
“A quarta revolução industrial está aqui, e representa uma evolução de mais amplitude e profundidade do que todas as outras. Por isso, queremos trazer aos empreendedores brasileiros informações sobre tais transformações e como seus negócios podem se beneficiar dela. O empreendedor brasileiro precisa entender a velocidade das mudanças e seus potenciais. Essa é uma questão de sobrevivência – quem não adaptar produto ou serviço pode acabar ficando para trás”, afirma Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com.
Trends
No dia 27 de novembro, será realizado, em São
Paulo, o evento de pré-estreia da série. Além da exibição de parte do
documentário feito nos Estados Unidos, haverá um bate papo com especialistas no
assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário