sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Os cuidados e tratamentos das varizes e vasinhos para o verão



No verão é comum as pessoas ficarem mais preocupadas com o seu corpo, em especial as mulheres. Peso, forma, cor se tornam fatores de atenção, principalmente as pernas, que são um atributo de beleza feminina. A maioria as querem bem torneadas, firmes, sem celulite e também sem varizes e vasinhos.

Assim, as mulheres procuram melhorar a estética corporal indo a academias, institutos de beleza, dermatologistas, cirurgiões plásticos e também a cirurgiões vasculares e angiologistas para tratar as varizes e as teleangectasias (vasinhos).

Quase 20% da população adulta sofre com esse problema, e para além da estética, em casos extremos, compromete a atividade profissional e mobilidade do paciente. A insuficiência venosa pode causar, além do aparecimento de vasinhos e até varizes, dores nas pernas em peso, fadiga, sensação de queimação, formigamento e inchaço.

As varizes surgem quando as veias superficiais se dilatam e estão com alteração de fluxo e direção da corrente sanguínea, ocasionando os sintomas acima, podendo levar até a formação de fibrose do tecido celular subcutâneo, úlceras (feridas) e trombose (entupimento de veias superficiais e profunda dos membros inferiores). Já as teleangectasias ou vasinhos, são pequenas veias (vênulas) vermelhas que aparecem nas pernas e em outras regiões do corpo.

Os fatores predisponentes são hereditários, potencializados com obesidade, sedentarismo, gravidez, hormônios femininos (anovulatórios), ou até ficar muito tempo em pé parado e fazer esforços excessivos.

Para cada paciente existe um cuidado específico: Para vasinhos (vênulas menores que 1-2 mm de diâmetro), o tratamento se faz com a injeção de substâncias esclerosantesintravaso ou laser tópico. Este último é um método barato, realizado em consultório, com baixo índice de complicações, e feito em sessões.

Para auxiliar a avaliação clínica, quase sempre é realizado o Doppler Ultrassom Venoso, exame que estuda o sistema circulatório venoso, e ajuda o médico em sua decisão terapêutica.

Atualmente, também foi anexado ao arsenal terapêutico o tratamento esclerosante pela espuma densa, ou seja, a injeção de espuma de uma substância esclerosante nas varizes. Este é um tratamento de exceção, porém com grande efetividade, reservado a varizes localizadas, em pouca quantidade, e na impossibilidade de tratamento cirúrgico. O procedimento pode ser realizado em hospital ou consultório, já que tem pouca complexidade e baixo índice de complicação.

Apesar de em cada caso ser aplicado um método, para vasinhos este tratamento é ainda o grande resolutor da patologia.

Já os pacientes com veias maiores que 2 mm de diâmetro, azuis e dilatadas, o tratamento é por meio de cirurgia, sendo realizado em centro cirúrgico hospitalar, onde é retirado o vaso doente através de pequenas incisões.

Para a escolha mais eficiente entre esses procedimentos, cada paciente deve procurar um especialista gabaritado que fará a avaliação certa do estado circulatório venoso e aplicará a terapia correta.

Vale a pena ressaltar que o inverno é a melhor época para o tratamento, porém a consulta e a orientação pelo especialista são importantes para personalizar cada método.

Por isso, tratar corretamente os vasinhos e varizes é a dica para este verão.






Dr. Alexandre Nicastro Filho - Angiologista e Cirurgião Vascular e Endovascular – CREMESP – 25844. Médico associado da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional São Paulo (SBACV-SP)


Dr. Alexandre Nicastro Filho  
- Formado há 42 anos pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Possui título de especialista em Cirurgia Vascular emitido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. 
Atende no Instituto Paulista de Angiografia e Cirurgia Vascular no bairro Paraiso, em São Paulo e consultório em Osasco . Realiza cirurgias e procedimentos nos Hospitais Samaritano, Santa Rita e Santa Paula, em São Paulo, assim como Hospital Cruzeiro do Sul, em Osasco. (CREMESP 25844.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário