quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Endocrinolista, Nutrólogo e Nutricionista qual especialidade procurar?



Dra. Carolina Mantelli dá dicas para não ficar confuso na hora de procurar o especialista apropriado

  
Com diversas novas áreas e métodos surgindo, ao procurar um médico, sempre surge a dúvida sobre qual a especialidade é a indicada, ainda mais quando o assunto envolve aparência. Para acabar com as dúvidas, a dra. Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia explica a diferença daqueles que cuidam da alimentação e saúde do corpo: os Endocrinologistas, Nutrólogos e Nutricionistas.

O endocrinologista é o profissional graduado em Medicina com residência na área e é especialmente treinado para reconhecer e tratar qualquer problema hormonal, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural do organismo e proporcionando saúde e qualidade de vida aos pacientes. Alguns endocrinologistas também trabalham com pesquisas, para desvendar os segredos do funcionamento das glândulas, e desenvolvem novas medicações e tratamentos para os distúrbios hormonais. Este profissional está apto a diagnosticar patologias, solicitar exames e receitar medicamentos.

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções do corpo, e, portanto, as alterações hormonais podem provocar as mais variadas doenças, envolvendo o organismo como um todo. Logo, o endocrinologista interage com diversas outras especialidades, destacando-se principalmente a Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Neurologia, Reumatologia e Cardiologia.

A maior diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está em sua formação acadêmica. O profissional de nutrologia é aquele formado em medicina e posterior especialização na área de nutrição. Essa formação possibilita, além do diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, receitar medicamentos.

O nutricionista é o profissional formado em nutrição, que também faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar. O nutricionista não receita medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo. Dra. Carolina esclarece que tanto o médico, quanto o nutricionista estão aptos a classificar seu quadro nutricional

“O mais importante é procurar fazer um tratamento em equipe, multidisciplinar. Bons profissionais trabalham em conjunto, complementando seus conhecimentos” complementa dra. Carolina.  Vale ficar atento as atribuições de cada um, e como cada profissional lida com a presença do outro para que esta combinação seja totalmente benéfica ao paciente. 







Carolina Mantelli - médica, pós graduada em Endocrinologia e Metabologia. Possui título de médica perito pela Universidade de São Paulo; Conhecimentos específicos em metafísica e desenvolvimento mental, procurando tratar o ser humano como um todo, a partir da mente e seus links cerebrais negativos e traumáticos, os quais nos trazem diversas doenças (físicas e psicológicas) e sintomas, que nem sempre são sanados em sua totalidade com medicamentos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário