Ser
polemica disseminando ataques de crime racial, ou até mesmo comentários de
ódio, é considerado Cyber Bullying. Este final de semana ficou marcado por mais
uma ataque via redes sociais de uma “socialite”, que após ofender a filha de
Roberto Justus e de Ticiane Pinheiro, a blogueira Day McCarthy agora
voltou suas armas contra a inocente filha de Bruno Galiasso e Giovanna
Ewbank, falando sobre a cor da pele e traços físicos da menina.
A Silicon-Minds, empresa de reputação online
americana, com sócios brasileiros, quer combater o bullying digital e oferece
gratuitamente seus serviços para 01 criança ou jovem por mês no pais.
O Cyberbullying, ou a violência virtual, que
acontece na internet e no celular, é uma agressão que viraliza sem controle,
saindo portas da escola. A maioria das vitimas são crianças e jovens,
segundo médicos, e o suicídio é uma das mais graves consequências.
A Silicon-Minds tem serviços inovadores em pró
da reputação de pessoas físicas, como empresários, políticos, artistas, até
vitimas de cyberbullying, por meio do gerenciamento da reputação online. As
vitimas podem entrar no site e preencher um formulário (www.reputationbrazil.com). Todos
serão analisados e um será selecionado por mês para receber a ajuda gratuita.
Guerra declarada a violência virtual - As redes
sociais tornaram o mundo “menor” e “sem fronteiras”
Como resultado direto dessa nova realidade virtual,
a saudade provocada pela distância ganhou um “remédio”. Entretanto, o anonimato
também revela o que pode haver de pior em muitas pessoas. Não à toa, o cyber
bullying tem se popularizado e feito tanto dano quanto o que é praticado no
mundo “real”.
O pior de tudo isso é que as principais vítimas do
cyberbullying são crianças com idade entre 11 e 13 anos. E, como essa ainda é
uma realidade relativamente nova – tanto que os Centros de Controle e Prevenção
de Doenças (CDC) não contam com estatísticas de anos anteriores a 2009 – a
fiscalização e a punição a quem comete este tipo de crime, ainda são pequenas.
Diante desse quadro, um empresa brasileira sediada
em Miami resolveu ajudar, gratuitamente, às vítimas dessa modalidade de crime.
A Silicon-Minds, que é especializada em tecnologia web, incluindo Apps,
E-Commerce, SEO, reputação online e Social Media Marketing, criou um programa
que vai ajudar a quem está sendo vítima de acusações e difamações nas redes
sociais.
De acordo com o brasileiro Fernando Azevedo, CEO da
empresa, todos os meses pelo menos uma dúzia de ligações de pessoas
desesperadas – normalmente pais de alguma criança que está sendo vítima de
ataques online – são recebidas por sua equipe. Por isso, a partir de agora, uma
vítima será escolhida mensalmente para que a empresa ofereça toda sua estrutura
e expertise para ajudar essas famílias.
Na prática, a Silicon-Minds primeiro tentará
“limpar” da web todas as informações, fotos, notícias e acusações falsas sobre
a vítima. Contudo, a empresa sabe que essa é uma tarefa difícil, sobretudo, por
depender também da decisão de administradores de páginas, redes sociais e sites
de colaborarem.
Como estratégia, então, a Silicon-Minds criará
blogs, sites e perfis de mídia social com amplo conteúdo positivo sobre o nome
das vítimas. A ideia é que no momento das buscas, seja este tipo de informação
que apareça primeiro nos resultados, empurrando para baixo os locais que contém
material calunioso.
Com os recursos e a experiência de mercado que
dispõe, a Silicon-Minds também vai promover no Facebook, Instagram e
Twitter conteúdo positivo que ajude a empurrar os comentários depreciativos
sobre aquela pessoa para baixo, desviando a atenção dos comentários maldosos do
cyber bullying.
Uma dica importante dada pela Silicon-Minds a
quem está sendo vítima de algum ataque virtual é não comentar ou fazer qualquer
clique sobre a postagem. E o motivo é simples: o Facebook e outras redes
sociais escolhem a quais conteúdos vão compartilhar de acordo com a
receptividade que aquele conteúdo teve.
No entanto, esses códigos não diferem boa ou má
receptividade, apenas a quantidade de interação é importante. Por isso, a dica
é não abrir, comentar oucompartilhar. O caminho é realmente ignorar. Apenas
adenúncia da postagem que está promovendo o ataque como ofensiva deve ser
feita.
“Quando você pesquisa ou clica em um link que
contém o conteúdo calunioso, o Google está reconhecendo isso como material que
é ‘bem rankeado’ e que irá, em seguida, permanecer no topo da pesquisa. Ao
interagir com este tipo de conteúdo, você está efetivamente movendo este
material para o topo da pesquisa”, ensina Fernando.
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